Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/3276
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FranciscaMendesdeCarvalhoCardoso.pdf456,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Salas inclusivas : um estudo dos sentimentos das educadoras do Jardim de Infância 03 do Gama
Autor(es): Cardoso, Francisca Mendes de Carvalho
Orientador(es): Pinto, Raquel Gomes
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: CARDOSO, Francisca Mendes de Carvalho. Salas inclusivas : um estudo dos sentimentos das educadoras do Jardim de Infância 03 do Gama. 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho com alunos com necessidades educativas especiais em turmas regulares causa fortes impactos nos educadores uma vez que a implantação da escola inclusiva desestabiliza antigas certezas desses educadores e provoca questionamentos sobre suas práticas pedagógicas e concepções de aprendizagem arraigadas na cultura brasileira. A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar esses sentimentos, indicar possíveis causas das angústias e medos dos educadores ao trabalhar com turmas inclusivas e propor soluções para a superação desses entraves que muitas vezes interferem no fazer pedagógico dos professores. O estudo foi realizado através de metodologia qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas a um grupo de professoras da Educação Infantil de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Os resultados apontaram para a necessidade da formação permanente dos docentes em âmbito local, a construção de um Projeto Político Pedagógico comprometido com a garantia da proposta nacional de inclusão e a necessidade de espaços técnicos onde os docentes se sintam acolhidos e reflitam sobre a sua dimensão afetivoemocional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons