Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32517
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JucelinoFerreiraBritoJunior_tcc.pdf3,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema embarcado de baixo custo para análise térmica em ambientes fechados
Autor(es): Brito Júnior, Jucelino Ferreira de
Orientador(es): Garcia, Diogo Caetano
Assunto: Processamento de imagens - técnicas digitais
Sistemas embarcados (Computadores)
Conforto térmico
Data de apresentação: 16-Nov-2021
Data de publicação: 16-Nov-2022
Referência: BRITO JÚNIOR, Jucelino Ferreira de. Sistema embarcado de baixo custo para análise térmica em ambientes fechados. 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho se propôs a construir um sistema embarcado de baixo custo para realizar a análise térmica de um ambiente fechado a fim de quantificar o impacto da presença de pessoas na temperatura desse ambiente e, a partir disso, analisar se esse dado poderia servir como parâmetro para controle de sistemas de regulação de temperatura, também conhecidos como sistemas HVAC (Heating, ventilation and air-conditioning) ou, em tradução livre, sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado. A relevância do tema reside no fato de que a temperatura no ambiente afeta os seres humanos nos mais diversos níveis, desde o individual até o social, sendo necessária a sua regulação para que permaneça dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos, porém, essa regulação exige enorme demanda energética, pois estima-se que 40% da energia consumida no mundo seja por conta dos edifícios, e 39% da energia consumida nos edifícios seja por conta da utilização de sistemas HVAC, sendo tema de pesquisas e trabalhos o desenvolvimento de métodos e tecnologias para torná-los cada vez mais eficientes. Dessa forma, buscando-se quantificar o impacto da presença de pessoas na temperatura do ambiente em que estão inseridas por meio do sistema embarcado proposto, foram obtidos resultados que indicaram uma média de variação absoluta máxima de temperatura de 0,31ºC nos testes realizados. Isso indica que se trata de um estudo promissor, pois considera-se que os dados obtidos são suficientemente relevantes para serem utilizados como direcionadores para melhor controle de sistemas HVAC a partir de trabalhos futuros que aprofundem ou proponham melhorias à abordagem adotada aqui.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia Eletrônica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.