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Título: Educomunicação, participação popular e democracia : a experiência do parlamento jovem brasileiro da Câmara dos Deputados
Autor(es): Braga, Isabela Dias
Orientador(es): Barreto, Cristiane Parente de Sá
Assunto: Jovens - atividades políticas
Participação política
Democracia
Data de apresentação: 10-Nov-2021
Data de publicação: 11-Nov-2022
Referência: BRAGA, Isabela Dias. Educomunicação, participação popular e democracia: a experiência do parlamento jovem brasileiro da Câmara dos Deputados. 2021. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Câmara dos Deputados é responsável por realizar uma série de iniciativas de educação para democracia que visam estimular a participação popular, contribuir para formação cidadã e aproximar a população do parlamento. Entre elas, está o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)que se apresenta como uma oportunidade para estudantes do ensino médio simularem uma jornada parlamentar em Brasília. Durante esse processo, a instituição se propõe a incentivar a cidadania dos estudantes, sendo este um princípio do campo da educomunicação, área que atua na interface da educação e da comunicação. Dito isso, o objetivo central deste trabalho é verificar se o PJB se constitui como um projeto educomunicativo. Para isso, essa investigação usou três técnicas de pesquisa, sendo: revisão bibliográfica, análise qualitativa e entrevista semiestruturada. Concluiu-se que o projeto manifesta os valores, características e resultados tidos como fundamentais para educomunicação, contribuindo para consolidação do campo. Entretanto, para causar transformações sociais mais abrangentes é necessária sua aplicação de forma sistêmica.
Abstract: The Chamber of Deputies is responsible for carrying out a series of educational initiatives for democracy that aim to stimulate popular participation, contribute to citizenship education and bring the population closer to parliament. Among them is the Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) which presents it self as an opportunity for high school students to simulate a parliamentary journey in Brasília. During this process, the institution proposes to encourage the citizenship of students, which is a principle in the field of educommunication, an area that acts at the interface of education and communication. That said, the main objective of this work is to verify if the PJB is constituted as an educommunicative project. For this, this investigation used three research techniques: literature review, qualitative analysis and semi-structured interview. It was concluded that the project manifests the values, characteristics and results considered fundamental for educommunication, contributing to the consolidation of the field. However, to cause broader social transformations it is necessary to apply it in a systemic way.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
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