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dc.contributor.advisorBarreto, Cristiane Parente de Sá-
dc.contributor.authorBraga, Isabela Dias-
dc.identifier.citationBRAGA, Isabela Dias. Educomunicação, participação popular e democracia: a experiência do parlamento jovem brasileiro da Câmara dos Deputados. 2021. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Câmara dos Deputados é responsável por realizar uma série de iniciativas de educação para democracia que visam estimular a participação popular, contribuir para formação cidadã e aproximar a população do parlamento. Entre elas, está o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)que se apresenta como uma oportunidade para estudantes do ensino médio simularem uma jornada parlamentar em Brasília. Durante esse processo, a instituição se propõe a incentivar a cidadania dos estudantes, sendo este um princípio do campo da educomunicação, área que atua na interface da educação e da comunicação. Dito isso, o objetivo central deste trabalho é verificar se o PJB se constitui como um projeto educomunicativo. Para isso, essa investigação usou três técnicas de pesquisa, sendo: revisão bibliográfica, análise qualitativa e entrevista semiestruturada. Concluiu-se que o projeto manifesta os valores, características e resultados tidos como fundamentais para educomunicação, contribuindo para consolidação do campo. Entretanto, para causar transformações sociais mais abrangentes é necessária sua aplicação de forma sistêmica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJovens - atividades políticaspt_BR
dc.subject.keywordParticipação políticapt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.titleEducomunicação, participação popular e democracia : a experiência do parlamento jovem brasileiro da Câmara dos Deputadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T11:20:16Z-
dc.date.available2022-11-11T11:20:16Z-
dc.date.submitted2021-11-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32487-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Chamber of Deputies is responsible for carrying out a series of educational initiatives for democracy that aim to stimulate popular participation, contribute to citizenship education and bring the population closer to parliament. Among them is the Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) which presents it self as an opportunity for high school students to simulate a parliamentary journey in Brasília. During this process, the institution proposes to encourage the citizenship of students, which is a principle in the field of educommunication, an area that acts at the interface of education and communication. That said, the main objective of this work is to verify if the PJB is constituted as an educommunicative project. For this, this investigation used three research techniques: literature review, qualitative analysis and semi-structured interview. It was concluded that the project manifests the values, characteristics and results considered fundamental for educommunication, contributing to the consolidation of the field. However, to cause broader social transformations it is necessary to apply it in a systemic way.pt_BR
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