Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlexandreAragaoSouzaCoelho_tcc.pdf5,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e desenvolvimento de interface por comando de voz para cadeira de rodas motorizada
Autor(es): Coelho, Alexandre Aragão Souza
Orientador(es): Vidal Filho, Walter de Britto
Assunto: Cadeiras de rodas
Interfaces (Computadores)
Controladores (Engenharia mecatrônica)
Sistemas de controle
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: COELHO, Alexandre Aragão Souza. Projeto e desenvolvimento de interface por comando de voz para cadeira de rodas motorizada. 2021. 188 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Neste trabalho foi feito o projeto, a implementação e a validação de uma interface por co­mando de voz utilizando um dispositivo celular para uma cadeira de rodas motorizada. Para a validação do funcionamento da interface, uma vez que não esteve disponível uma cadeira de ro­das motorizada, foi feito um robô móvel com sistema de controle de posição em malha fechada e sistema de detecção de objetos próximos. Para o auxílio do projeto e teste dos controladores foi feito um código de MatLab que gera um programa para um Arduino, no qual os sistemas de detecção, acionamento e controle foram implementados. Todos esses objetivos foram al­cançados. Foi observada um alta latência e acurácia inconsistente, cuja maior parte vinha do reconhecimento de voz. O design da interface apresentou um fácil uso mas difícil aprendizado.
Abstract: This paper did develop, implement and validate a voice command interface for a motorizedwheel chair. In order to verify the interface’s functionality, since a motorized wheelchair was notavailable, a mobile robot with an obstacle detection system and a closed­loop control system formovement was also implemented and tested. A Matlab program was also implemented to assistin the development and programming efforts of an Arduino board in which the detection and control systems are built upon. Those goals were met. A high latency and inconsistent accuracy was observed, mostly from the voice recognition function. The designed interface was reported easy to use and difficult to learn.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.