Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FranciscoHelioDeAlmeidaCruz_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os percursos para a materialização das práticas restaurativas de adolescentes em conflito com a lei no estado do Piauí
Autor(es): Cruz, Francisco Hélio de Almeida
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Justiça restaurativa
Adolescentes infratores
Práticas restaurativas
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: CRUZ, Francisco Hélio de Almeida. Os percursos para a materialização das práticas restaurativas de adolescentes em conflito com a lei no estado do Piauí. 2022. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade examinar os desafios referentes à implantação das práticas restaurativas com adolescentes em conflito com a lei no Estado do Piauí buscando verificar os principais obstáculos que impedem as instituições de adotar esse método de conciliação no sistema socioeducativo. São objetos de investigação o Centro Educacional Masculino (CEM), o Centro Educacional Feminino (CEF), o Centro Educacional de Internação Provisória do Piauí (CEIP) e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí- PI. Trata-se de pesquisa bibliográfica-documental e pesquisa de campo nas referidas instituições, sendo constatado que em nenhuma delas existe a prática restaurativa como mediadora de conflitos, embora no atual Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo haja a previsão de implantação até 2023 nas unidades promotoras de medidas socioeducativas como o CEM e o CEF, por exemplo. Os resultados apontaram que atualmente estão em fase de efetivação dois núcleos de justiça restaurativa no Estado: Núcleo Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e o Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas do Ministério Público do Estado do Piauí (NUPAR) – Casa Mamorana do MPPI. Deste modo, considera-se uma atuação tímida dessa importante medida de conciliação entre vítimas e autores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.