Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32337
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiovannaMachadoLampert_tcc.pdf422,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma discussão sobre a dominação masculina e a inserção feminina no esporte : implicações na prática da Educação Física na escola
Autor(es): Lampert, Giovana Machado
Orientador(es): Azevedo, Aldo Antônio de
Assunto: Educação física escolar
Mulheres - esporte
Gênero - desigualdade
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: LAMPERT, Giovana Machado. Uma discussão sobre a dominação masculina e a inserção feminina no esporte: implicações na prática da Educação Física na escola. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Ao longo da história da humanidade, percebe-se que sempre existiu a dominação masculina sobre a feminina. Homens se preparavam para a guerra praticando esportes de contato, enquanto as mulheres eram preparadas para a reprodução e afazeres domésticos, submetidas a padrões estéticos e higienistas. No transcorrer dos anos, com o crescimento do movimento feminista, a educação física passou por um processo de transformação e debates a respeito de novos temas, dentre eles: a dominação do sexo masculino em relação ao feminino, como realidade que se opõe no esporte. Para Pierre Bourdieu a consolidação do tema possibilita ao estudo de comportamentos e estruturas construídas socialmente, a fim de trazer à luz os elementos de dominação que se instituem de maneira camuflada nas relações sociais e que favorecem o caráter conservador das estruturas de posições dos campos. Desse modo, pretendeu-se identificar na literatura, os efeitos da dominação masculina no contexto da prática escolar. As aulas de educação física são uma ponte indispensável pois, ajudam os seres humanos a se conhecerem, a se relacionarem com o mundo, a buscarem autonomia, a construção do conhecimento, o desenvolvimento em diversas áreas e a enfrentar situações e resoluções de problemas. Atualmente, ainda se percebe a predominância da dominação masculina em diversas áreas da vida. Por meio da metodologia bibliográfica, o foco foi compreender as percepções apontadas pelos autores, no teor de artigos e livros publicados. Neste sentido, a questão central do estudo foi identificar os indicadores da dominação masculina no esporte e seus efeitos na educação física escolar.
Abstract: Throughout the human history, it is clear that there has always been male domination over female. Men prepared for war by practicing contact sports, while women were prepared for reproduction and household chores, subject to aesthetic and hygienist standards. Over the years, with the growth of the feminist movement, physical education has undergone a process of transformation and debates on new themes, among them: the domination ofmales over females, as a reality that is opposed in sport. For Pierre Bourdieu, the consolidation of the theme makes it possible to study socially constructed behaviors and structures, to bring to light the elements of domination that are instituted in a camouflaged way in social relations and that favor the conservative character of the structures of positions in the fields. Thus, it wasintended to identify in the literature, the effects of male domination in the context of school practice. Physical education classes are an indispensable bridge because they help human beings toget to know each other, to relate to the world, to seek autonomy, to build knowledge, to develop in different areas and to face situations and problem solving. Currently, the predominance of male domination in several areas of life is still perceived. Through bibliographic research, the focus was to understand the perceptions pointed out by the authors, in the content of published articles and books. In this sense, the central issue of the study is to identify the indicators of male domination in sport and its effects on school physical education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.