Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisFelipeEduardoDeAlmeida_tcc.pdf585,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: IFRS para PMEs : uma revisão sistemática da literatura científica acerca da norma
Autor(es): Almeida, Luis Felipe Eduardo de
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Contabilidade - normas
Empresas
Pequenas e médias empresas
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 21-Set-2022
Referência: ALMEIDA, Luis Felipe Eduardo de. IFRS para PMEs: uma revisão sistemática da literatura científica acerca da norma. 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A harmonização contábil se faz cada vez mais necessária, devido ao nível de globalização vivido atualmente. Nesse contexto surge a figura do IASB, órgão internacional responsável por emitir os padrões contábeis, os chamados IFRS, bem como por manter as normas atualizadas através de consultas públicas. Por conta da grande importância das empresas de pequeno e médio porte para todos os países do mundo, foi emitido também um padrão específico para esse tipo de entidade, o IFRS para PMEs. Diante disso, o presente estudo buscou analisar as críticas em relação à norma para pequenas e médias empresas apontadas na literatura científica e verificar se as sugestões recebidas pelo IASB na sua última consulta pública estavam de acordo com os achados. O trabalho se caracterizou como um estudo exploratório, em que os dados foram coletados no primeiro momento por meio de pesquisa bibliográfica e analisados por meio do método da revisão sistemática, e no segundo momento a partir de uma pesquisa documental referente às cartas comentário enviadas ao IASB. Destaca-se que um dos critérios de inclusão dos artigos no primeiro momento da metodologia foi a classificação Quali-Periódicos, a fim de minimizar os vieses do relatório. A amostra foi composta por 17 artigos, sendo 82% deles classificados na categoria B1 da Quali-Capes, além da Colômbia ser o país da maior parte dos autores (40%). Os resultados indicam que os gestores de PMEs não estão estimulados a adotarem a norma, apesar do padrão trazer melhoria na qualidade das informações. As sugestões da comunidade partiram principalmente das Américas (31%) e de associações de contabilidade (39%). Conclui-se que os apontamentos da literatura se assemelham às sugestões recebidas pelo IASB.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.