Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31954
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ValdeniseBarretoDeAlmeida_tcc.pdf316,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crianças e adolescentes ameaçados de morte e a medida de proteção em acolhimento familiar : perspectivas sobre o projeto família solidária e o seu potencial como retaguarda de apoio ao Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM)
Autor(es): Almeida, Valdenise Barreto de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Acolhimento familiar
Crianças e adolescentes - proteção social
Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM)
Data de apresentação: 26-Fev-2022
Data de publicação: 16-Set-2022
Referência: ALMEIDA, Valdenise Barreto de. Crianças e adolescentes ameaçados de morte e a medida de proteção em acolhimento familiar: perspectivas sobre o projeto família solidária e o seu potencial como retaguarda de apoio ao Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar quais são as principais ações e contribuições do acolhimento familiar como medida de proteção à criança e ao adolescente. Nesse sentido, esta pesquisa observa a importância da modalidade acolhimento familiar, em especial, para o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), uma das estratégias ao enfrentamento à violência letal contra esse grupo populacional, por meio do “Projeto Família Solidária”. Dessa maneira, o referido projeto surge para contribuir com a proteção de crianças e adolescentes que estão ameaçados de morte e são incluídos no PPCAAM desacompanhados dos seus familiares, considerando, com isso, o direito à convivência familiar e comunitária, preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Portanto, utilizouse da abordagem qualitativa, que envolveu a pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática, analisando dados relevantes sobre o tema, políticas públicas, leis, dentre outros. Assim, a pesquisa permitiu evidenciar o Família Solidária como estratégia significativa para os protegidos que se encontram desacompanhados dos responsáveis legais, o qual possibilita a preparação dessas famílias por parte da entidade executora e acompanhamento técnico específico. Assim, embora apresente desafios a serem trabalhados, sinaliza a necessidade da sua continuidade como retaguarda de apoio, para a garantia de direitos e enfrentamento à institucionalização dos acolhidos no Programa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.