Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JadeCastroRodriguesBernardes_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Regulação de risco na Lei Geral de Proteção de Dados : análise de variáveis jurídicas relacionadas ao modelo teórico da regulação do risco sob o enfoque comparado do modelo TLICS
Outros títulos: Risk regulation in the General Data Protection Law : analysis of legal variables related to the theoretical model of risk regulation under the comparative approach of the TLICS Model
Autor(es): Bernardes, Jade Castro Rodrigues
Orientador(es): Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha
Assunto: Dados pessoais
Proteção de dados
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 14-Set-2022
Referência: BERNARDES, Jade Castro Rodrigues. Regulação de risco na Lei Geral de Proteção de Dados: análise de variáveis jurídicas relacionadas ao modelo teórico da regulação do risco sob o enfoque comparado do modelo TLICS. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho se dedica a investigar as relações existentes entre a regulação de risco e a proteção de dados no Brasil. Para isso, busca-se identificar elementos da regulação baseada em riscos e do regime da regulação do risco na Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados). Como suporte teórico, utilizam-se as teorias da regulação baseada em riscos e do regime da regulação do risco para avaliar o processo de “risquificação” da proteção de dados. Além dessas teorias, usa-se o Modelo TLICS para identificar variáveis jurídicas relacionadas à regulação do risco e à regulação baseada no risco. Assim, primeiro demonstram-se evidências do processo de “risquificação” da proteção de dados na Europa, por meio da análise de elementos da regulação do risco no Regulamento Geral de Proteção de Dados e em outros dispositivos normativos. Ademais, apontam-se elementos que sugerem a abertura para um modelo de regulação do risco na em normas brasileiras que regulavam o tratamento de dados antes da LGPD -a Lei nº 12.965/16 (Marco Civil da Internet)e a Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). Em seguida, com o auxílio do Modelo TLICS, são identificadas variáveis jurídicas relacionadas ao regime de regulação de risco e à regulação baseada em riscos para verificar se a Lei Geral de Proteção de Dados reflete um processo de “risquificação” semelhante ao observado na legislação europeia.
Abstract: This final project investigates the relationship between risk regulation and data protection in Brazil. We identify elements of risk-based regulation and risk regulation regime in Law 13,709/2018 (General Data Protection Law). The theories of risk-based regulation and risk regulation regime are used to evaluate the "riskification" of data protection. Besides, the TLICS Model is used to identify commensurable legal variables related to risk regulation and risk-based regulation. First, we expose the signs ofthe "riskification" of data protection in Europe, which can be perceived in the General Data Protection Regulation and other normative statements. We also denote elements that suggest an open to a risk regulation in Brazilian laws that regulated data protection before the GDPL -Law 12.965/16, known as Marco Civil da Internet, and Law 8.078/90 (Consumer Protection Code). Finally, we identify the legal variables related to risk regulation and risk-based regulation to measure the "riskfication" in the General Data Protection Law.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.