Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PatriciaMarreirosDeCarvalhoGabriel_tcc.pdf2,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reserva da biosfera do cerrado no Distrito Federal e o desenvolvimento sustentável : uma análise das redes sociais e da governança ambiental
Autor(es): Gabriel, Patrícia Marreiros de Carvalho
Orientador(es): Barreto, Cristiane Gomes
Assunto: Ecossistema
Desenvolvimento sustentável
Cerrado
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 9-Set-2022
Referência: GABRIEL, Patrícia Marreiros de Carvalho. Reserva da biosfera do cerrado no Distrito Federal e o desenvolvimento sustentável: uma análise das redes sociais e da governança ambiental. 2019. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tendo em vista que a demanda crescente pelos serviços ambientais está alarmante, e ao mesmo tempo ocorre uma degradação cada vez mais intensa da capacidade que os ecossistemas têm para provê-los, o Distrito Federal sofre com diversos problemas ambientais, uso e ocupação do solo, ocupação desordenada, expansão agrícola e etc. este trabalho trata da Reserva da Biosfera do Cerrado no Distrito Federal e o Desenvolvimento Sustentável: uma análise das redes sociais e da governança ambiental, com o objetivo de avaliar a estrutura de governança do Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado por meio dos seus membros, destacando a interação ou inacessibilidade entre os atores envolvidos, bem como a articulação entre os membros ativos. Para tanto, é necessário identificar instituições e ações comunitárias de boas práticas socioambientais ocultas, contribuir na definição do conjunto de atores potencialmente efetivas para as iniciativas socioambientais. A metodologia foi aplicada na perspectiva da Análise de Redes Sociais, a relevância desse para a construção da rede, com os programas Gephi e Ucinet 6. Diante disso, verifica-se que os membros da sociedade civil, com pouco engajamento na temática, sem influencia no processo decisório, quanto aos membros governamentais, apesar de ter fortes entre si, atuando no controle das agendas, também tem problemas relacionados aos conflitos de competências, a instituição tem interesses e visões distintas resultando em uma má governança, o que impõe a constatação de que é necessária uma reconfiguração nos atores atuais e a ampliação da rede de atores do Comitê para membros das universidades, centros de pesquisa, faculdades e institutos federais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.