Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielAlmeidaGomes_tcc.pdf251,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O atendimento educacional especializado e a garantia da educação inclusiva no currículo em movimento do Distrito Federal
Autor(es): Gomes, Gabriel Almeida
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Educação inclusiva - adaptações curriculares
Currículo escolar
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 2-Set-2022
Referência: GOMES, Gabriel Almeida. O atendimento educacional especializado e a garantia da educação inclusiva no currículo em movimento do Distrito Federal. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Uma das pautas mais discutidas no cenário educacional é como incluir as pessoas com necessidades educacionais especiais, mais do que isso, como valorizar as diferenças e não demarca-las como obstáculos de aprendizado. Tendo em vista essas discussões, este artigo, a partir da questão problematizadora, sobre qual o papel do AEE na garantia do direito à educação na perspectiva da inclusão, especialmente no Currículo em Movimento do DF, tem como objetivo analisar e problematizar as ações no âmbito do Currículo para essa garantia, as questões relacionadas ao AEE, enfatizando a relevância que esse segmento tem na promoção da educação inclusiva. Para isso, se faz necessário a utilização metodológica de uma pesquisa de cunho qualitativo, com o suporte analítico documental e diálogo com autores que já se debruçaram em relação à temática, como por exemplo: AUTORES. É evidente de que muito já foi conquistado e os avanços nas últimas décadas são marcos históricos na perspectiva da Educação Especial, mas um longo caminho ainda precisa ser percorrido na busca por igualdade de acesso à educação pública de qualidade para as pessoas com deficiência, sobretudo frente aos retrocessos no campo da política federal, que tenta retomar visões ultrapassadas de atendimento que não se pautam na educação inclusiva e sim nos processos segregacionistas tradicionais. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tronou-se um direito público resultado da luta provida pelos movimentos que batalham em prol do direito à educação para todas as pessoas e este artigo é resultado da preocupação constante para que sigamos progredindo na busca por mais igualdade e respeito à diversidade.
Abstract: One of the most discussed guidelines in the educational scenario is how to include people with special educational needs, more than that, how to value differences and not demarcate them as obstacles to learning. Much has already been achieved and advances in recent decades are historic milestones from the perspective of Special Education, but a long way still needs to be traveled in the search for equal access to quality public education for people with disabilities, especially in the face of setbacks in the field. of federal policy, which tries to retake outdated views of care that are not based on inclusive education but on traditional segregationist processes. Specialized Educational Assistance (AEE) has become a public right as a result of the struggle provided by movements that fight for the right to education for all people. In view of these discussions, this article, from the problematizing question, about the role of the AEE in guaranteeing the right to education from the perspective of inclusion, especially in the public network of the DF, aims to analyze and problematize the actions within the scope of Network for this guarantee, the issues related to the AEE, emphasizing the relevance that this segment has in the promotion of inclusive education
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.