Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31603
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThaisNogueiraDias_tcc.pdf969,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Home office x presencial : em qual contexto o colaborador se sente mais motivado?
Autor(es): Dias, Thaís Nogueira
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Trabalho
Trabalho remoto
Teletrabalho
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 8-Ago-2022
Referência: DIAS, Thaís Nogueira. Home office x presencial: em qual contexto o colaborador se sente mais motivado?. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de identificar em qual contexto de trabalho o colaborador se sente mais motivado, se é no trabalho presencial ou no trabalho home office. A motivação é individual, e por isso cada fator dentro de uma organização pode motivar de forma diferente os colaboradores. A motivação no trabalho é um tema bastante relevante, principalmente diante das evoluções tecnológicas que estão acontecendo, e que vão tornando o mercado cada vez mais competitivo. O home office virou uma realidade de muitas pessoas, depois de o mundo vivenciar uma pandemia. E com isso, surge a necessidade de fazer essa identificação, e melhor entender como tornar os colaboradores mais motivados, com o objetivo de satisfazer suas necessidades e também as das organizações. O método usado para a realização desse estudo foi o (survey) que busca coletar dados e informações dos colaboradores, a partir de características e opiniões. A abordagem utilizada foi quantitativa e a pesquisa de natureza empírica. A amostra foi composta por 162 participantes escolhidos por acessibilidade. Para a realização da coleta de dados, foi utilizado o instrumento de Motivação no Trabalho, que é composto por 12 afirmativas e segue uma escala Likert de 7 pontos. De acordo com as respostas obtidas, os resultados apresentaram que os colaboradores, no que diz respeito a motivação introjetada, se sentem mais motivados no trabalho presencial. Consideramos que os níveis de motivação são fatores importantes para essa identificação, com o intuito das empresas identificarem o que realmente motiva o seu colaborador e qual contexto desperta essa motivação. Assim, são necessários estudos futuros que possam analisar novamente esses contextos de trabalho e verificar novamente os níveis de motivação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.