Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31053
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CamilaDeFariaCostaDeAzevedo_tcc.pdf425,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da frente parlamentar evangélica em relação ao ensino religioso
Autor(es): Azevedo, Camila de Faria Costa de
Orientador(es): Young, Adrian Nicolas Albala
Assunto: Religião
Ensino religioso
Frentes parlamentares
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: AZEVEDO, Camila de Faria Costa de. A atuação da frente parlamentar evangélica em relação ao ensino religioso. 2021. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A facultatividade do ensino religioso nas escolas públicas, ou a sua mera presença deste na Constituição Federal de 1988, que não faz referência a nenhuma outra disciplina (CUNHA, 2013, p. 938), é alvo de muitas críticas por supostamente compor uma ameaça ao Estado laico. Tendo como base o corpo literário dedicado a discussão desta problemática e a história do Ensino Religioso no Brasil, com análise de documentos oficiais, em especial a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é profícuo compreender de que forma a Frente Parlamentar Evangélica, organizada por uma lógica temática naturalmente voltada para a religião e defesa da família, atua e argumenta em torno desse assunto. Neste contexto de grande influência da religião na política brasileira, este estudo busca compreender como a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional se porta quanto ao tema do ensino religioso na Câmara dos Deputados, entre 2011e 2021, a partir de um processo de verificação da produção legislativa no referido período.
Abstract: The optionality of religious education on the public school in Brazil, or just your presence in the 1988’s Federal Constitution, that doesn’t mention any other subject, it’s attacked for being a threat to the secular State. Based on a great literature about this subject and about the story of religious education in Brazil, using official documents as the Federal Constitution, it’s interesting to see the opinion of the Evangelical Parliamentary Front, organized by a thematic logic, naturallyfocused on religion and family protection. Considering this context, this study tries to understand how the Evangelical Parliamentary Front behaves in relation to the “religious education” theme on the Chamber of Deputies between 2011 and 2021, from a verification process of the legislative production on this referred period.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.