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dc.contributor.advisorYoung, Adrian Nicolas Albala-
dc.contributor.authorAzevedo, Camila de Faria Costa de-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Camila de Faria Costa de. A atuação da frente parlamentar evangélica em relação ao ensino religioso. 2021. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA facultatividade do ensino religioso nas escolas públicas, ou a sua mera presença deste na Constituição Federal de 1988, que não faz referência a nenhuma outra disciplina (CUNHA, 2013, p. 938), é alvo de muitas críticas por supostamente compor uma ameaça ao Estado laico. Tendo como base o corpo literário dedicado a discussão desta problemática e a história do Ensino Religioso no Brasil, com análise de documentos oficiais, em especial a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é profícuo compreender de que forma a Frente Parlamentar Evangélica, organizada por uma lógica temática naturalmente voltada para a religião e defesa da família, atua e argumenta em torno desse assunto. Neste contexto de grande influência da religião na política brasileira, este estudo busca compreender como a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional se porta quanto ao tema do ensino religioso na Câmara dos Deputados, entre 2011e 2021, a partir de um processo de verificação da produção legislativa no referido período.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino religiosopt_BR
dc.subject.keywordFrentes parlamentarespt_BR
dc.titleA atuação da frente parlamentar evangélica em relação ao ensino religiosopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T14:26:58Z-
dc.date.available2022-06-20T14:26:58Z-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31053-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The optionality of religious education on the public school in Brazil, or just your presence in the 1988’s Federal Constitution, that doesn’t mention any other subject, it’s attacked for being a threat to the secular State. Based on a great literature about this subject and about the story of religious education in Brazil, using official documents as the Federal Constitution, it’s interesting to see the opinion of the Evangelical Parliamentary Front, organized by a thematic logic, naturallyfocused on religion and family protection. Considering this context, this study tries to understand how the Evangelical Parliamentary Front behaves in relation to the “religious education” theme on the Chamber of Deputies between 2011 and 2021, from a verification process of the legislative production on this referred period.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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