Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusNakamuraVelosoPeres_tcc.pdf193,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação entre obesidade sarcopênica e qualidade de vida
Autor(es): Peres, Matheus Nakamura Veloso
Orientador(es): Carvalho, Kênia Mara Baiocchi de
Assunto: Sarcopenia
Qualidade de vida
Obesidade
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: PERES, Matheus Nakamura Veloso. Associação entre obesidade sarcopênica e qualidade de vida. 2022. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A obesidade sarcopênica (OS) é uma condição crônica caracterizada pela presença concomitante de sarcopenia e obesidade, mas cuja definição ainda não possui consenso na literatura. Ainda faltam estudos acerca dos efeitos na saúde causados pela OS, sendo a qualidade de vida (QV) um parâmetro importante a ser avaliado. A QV pode ser mensurada por meio de questionários que abordem aspectos da vida relacionados ao bem-estar e saúde dos indivíduos. Essa revisão narrativa visou analisar a relação entre OS e QV. Foram selecionados na literatura artigos nos idiomas português e inglês, por meio das bases de dados PubMed, Lilacs, Web of Science, Google Scholar, ProQuest, Embase e Scopus. Neste estudo, em todos os artigos analisados, houve efeitos negativos da OS na QV, com diferentes domínios sendo afetados, desde aqueles relacionados ao aspecto físico até os aspectos mentais e psicológicos. Não houve, porém, associação maior da OS com determinado domínio da QV. A idade contribui para perda de QV, sendo a presença da OS um fator que pode agravar esse processo. Ademais, a OS não pareceu ter maior associação com a QV do que a obesidade isolada, sendo ainda escassos o número de artigos que abordem essa temática. Diferentes critérios foram usados para diagnosticar OS, sendo necessário um consenso acerca de sua definição para que haja taxas de prevalências mais confiáveis. Os métodos de avaliação de QV também foram diversos, o que dificulta uma comparação mais consistente entre os escores obtidos em cada questionário. Portanto, essa revisão demonstrou que há uma relação entre OS e QV, independentemente da idade, mas que ainda não é possível definir um domínio mais afetado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.