Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30850
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RafaelRobertoNelsonDourado_tcc.pdf282,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação da qualidade da dieta e nível de atividade física entre mulheres eutróficas e mulheres com obesidade submetidas à cirurgia bariátrica
Autor(es): Dourado, Rafael Roberto Nelson Bandeira
Orientador(es): Costa, Teresa Helena Macedo da
Coorientador(es): Arruda, Sandra Fernandes
Borges, Lara Pereira Saraiva Leão
Assunto: Cirurgia bariátrica
Alimentação saudável
Mulheres obesas
Mulheres - prática esportiva
Exercícios físicos para mulheres
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: DOURADO, Rafael Roberto Nelson Bandeira. Comparação da qualidade da dieta e nível de atividade física entre mulheres eutróficas e mulheres com obesidade submetidas à cirurgia bariátrica. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A sociedade passou por mudanças importantes em seu estilo de vida devido a industrialização e urbanização que impactaram negativamente a alimentação e prática de atividade física. Neste contexto, percebe-se que a dieta inadequada e a prática insuficiente de ativa física tem aumentado a prevalência de obesidade no mundo, principalmente entre as mulheres. O objetivo do estudo foi comparar a qualidade da dieta e nível de atividade física entre mulheres eutróficas e mulheres com obesidade submetidas à cirurgia bariátrica. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico de abordagem quantitativa que analisou dados de 50 mulheres com idade entre 30 e 60 anos. A amostra foi obtida e separada em dois grupos a partir dos bancos de dados de dois projetos: 25 mulheres eutróficas do projeto “Inquérito de Consumo Alimentar e Atividade Física de Brasília” (ICA) e 25 mulheres com obesidade do projeto “Cirurgia e Nutrição no Tratamento da Obesidade” (CINTO). O consumo alimentar foi mensurado a partir de um de recordatório de 24 horas e para avaliação da qualidade da dieta, foi utilizado o Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R). A atividade física foi mensurada através de um recordatório de 24 horas de atividade física (R24hAF) e transformada em valores de Equivalente Metabólico (MET) e para avaliação do nível de atividade física respeitou-se os critérios de classificação do Institute of Medicine (IOM, 2005). Para análise estatística foi utilizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Para comparar as médias do IQDR foi utilizado o teste-T de Student e de Mann-Whitney para distribuição dos dados normal ou assimétrica, respectivamente. Foi aplicado o teste de qui-quadrado para comparar as variáveis categóricas. O valor de p inferior a 5% foi considerado como estatisticamente significante para as análises do estudo. Resultados: O IDQ-R das mulheres eutróficas (61,69±15,12) foi significativamente superior (p 0,04) comparado com mulheres com obesidade (54,78±11,02). Foi encontrado um baixo consumo de cereais integrais em ambos os grupos. As mulheres eutróficas apresentaram menor consumo de álcool, açúcar de adição e gordura trans, refletindo em escore superior no IQD-R total em comparação às mulheres com obesidade. As mulheres com obesidade apresentaram um nível de atividade física similar ao das mulheres eutróficas. Conclusão: Os resultados sugerem que a qualidade da dieta tem maior impacto em relação a atividade física na manutenção do IMC normal dos indivíduos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.