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2021_ArianneDeSouzaMendonçaBarbosa_tcc.pdf362,05 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMenezes, Mariana Devezas Rodrigues Murias de-
dc.contributor.authorBarbosa, Arianne de Souza Mendonça-
dc.identifier.citationBARBOSA, Arianne de Souza Mendonça. Processo eletrônico: as implicações do uso dos recursos eletrônicos na aplicação do princípio da publicidade. 2021. 52 f. Monografia (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO avanço da tecnologia influência mudanças em todas as esferas da sociedade, inclusive nas práticas do Poder Judiciário. Em se tratando de processo civil, a publicidade dos atos é um princípio constitucional aplicado e difundido com instrumento de controle social e democrático da prática forense. Com a alteração dos meios analógicos para os digitais, o papel desse princípio pode ter encontrado limitação no direito à privacidade, outro princípio constitucional. Investiga, portanto, se a utilização do princípio da publicidade, ampla e irrestrita, aplicada ao sistema presencial pode trazer prejuízo ao direito à privacidade quando utilizada no âmbito digital/virtual, mesmo sendo uma ferramenta indispensável de controle democrático do processo. Através de pesquisas bibliográficas e normativas, busca entender o posicionamento tanto científico quanto legislativos da matéria, como forma de elucidar até que ponto a tecnologia auxilia na prestação judicial sem prejudicar a privacidade dos envolvidos. Por fim, posiciona que quando se trata do meio digital o entendimento predominante e a proteção dos dados pessoais em virtude da publicidade, embora essa seja garantida através da publicação dos documentos que não tenha cunho pessoal, apenas jurídico-decisório.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProcesso civilpt_BR
dc.subject.keywordAudiência virtualpt_BR
dc.subject.keywordProcesso judicial eletrônicopt_BR
dc.subject.keywordPrincípios constitucionaispt_BR
dc.titleProcesso eletrônico : as implicações do uso dos recursos eletrônicos na aplicação do princípio da publicidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T15:20:50Z-
dc.date.available2022-06-06T15:20:50Z-
dc.date.submitted2021-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30809-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The advancement of technology influences change in all spheres of society, including the practices of the judiciary. In the case of civil proceedings, publicity of acts is a constitutional principle applied and disseminated with the practice of social and democratic control of forensic practice. With the shift from analogue to digital media, the role of this principle may have been limited by the right to privacy, another constitutional principle. Therefore, it investigates whether the use of the broad and unrestricted publicity principle applied to the face-to-face system can harm the right to privacy when used in the digital/virtual scope, even though it is an indispensable tool for democratic control of the process. Through bibliographic and normative research, it seeks to understand both the scientific and the legislative position of the matter, as a way to elucidate the extent to which technology helps in the judicial provision without harming the privacy of those involved. Finally, it states that when it comes to the digital medium, the predominant understanding and protection of personal data due to advertising, although this is guaranteed by the publication of documents that do not have a personal nature, only legal-decision-making.pt_BR
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