Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BarbaraFranca_IsabellaDeMesquita_tcc.pdf662,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resposta da adubação química na semeadura de forma isolada ou complementada com adubo organomineral e calcário na cultivar BES Estilo
Autor(es): França, Bárbara Soares Aires
Mesquita, Isabella Lima de
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Feijão - cultivo
Adubos e fertilizantes
Produção agrícola
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 18-Mai-2022
Referência: FRANÇA, Bárbara Soares Aires; MESQUITA, Isabella Lima de. Resposta da adubação química na semeadura de forma isolada ou complementada com adubo organomineral e calcário na cultivar BES Estilo. 2021. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) é um dos principais grãos produzidos no Brasil podendo ser cultivado o ano todo em três safras, além de possuir uma grande importância socioeconômica, sendo um dos alimentos protagonistas no prato dos brasileiros. A agricultura familiar é responsável por 67% da produção do feijão no Brasil, exigindo assim alternativas de aumentá-la de forma sustentável e de baixo custo, como uso de adubos orgânicos e compostos. Esse trabalho teve como objetivo comparar o efeito da adubação química NPK na semeadura de forma isolada e complementada com adubo organomineral e calcário na cultivar de feijão de porte ereto BRS Estilo. Os tratamentos desenvolvidos foram 1. adubo formulado4-30-16; 2. adubo formulado 4-30-16 + calcário dolomítico; 3. adubo formulado 4-30-16 + adubo organomineral; 4. adubo formulado 4-30-16 + adubo organomineral +calcário dolomítico. Com as quantidades 300 kg/ha do 4-30-16, 2.000 kg/ha do adubo organomineral e 4.000 kg/ha do calcário dolomítico na área de 42 m2 com espaçamento entrelinhas de 0,50 m e uma população de 300.000 plantas por hectare. As avaliações experimentais foram as seguintes: comprimento da haste principal; número de vagens por planta e total; número de grão por vagem; número de grãos total e produtividade/ha. Para Análise Estatística foi adotado o delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste Tukey, em nível de 5% de probabilidade. Pela interpretação dos resultados, pode-se concluir que em função das condições pré existentes do solo, os adubos com ou sem corretivo não apresentam respostas significativas nas plantas e na produtividade, apesar de apresentarem uma tendência de melhoria na produtividade. Novas pesquisas devem ser desenvolvidas com o intuito de colaborar com as dúvidas levantadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.