Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VitorPaivaMorais_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do método da aquisição de dados no custo de manutenção de de pavimentos urbanos em Valparaíso (GO)
Autor(es): Morais, Vitor Paiva
Orientador(es): Zanchetta, Fábio
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Resistência de materiais
Pavimentos - manutenção e reparos
Data de apresentação: 7-Dez-2020
Data de publicação: 2-Mai-2022
Referência: MORAIS, Vitor Paiva. Impacto do método da aquisição de dados no custo de manutenção de de pavimentos urbanos em Valparaíso (GO). 2020. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O investimento em uma malha viária pavimentada representa um grande custo da sociedade, e é esperado que essas vias sofram uma deterioração natural ao longo do tempo. Por isso um Sistema de Gerência de Pavimentos -SGP é uma importante ferramenta para gerir a aplicação de recursos, promovendo melhores soluções de manutenção e reabilitação no período da vida útil da malha planejada, implantada e pavimentada. Com um SGP é possível ter uma etapa de tomada de decisões com critérios mais mensuráveis e estruturados. Esse estudo tem como objetivo avaliar o impacto da forma de coleta dos dados em campo no custo de manutenção, dentro do SGP. Para isso são analisadas diferentes estratégias de M&R sugeridas para os diferentes tipos de dados obtidos em campo e verificados os custos de manutenção de acordo com as estratégias de M&R sugeridas para um trecho estudado de uma via na cidade do Valparaíso(GO). Os dados analisados nesta monografia foram coletados em um trecho pré-selecionado de 7840 m na cidade de Valparaíso(GO), no primeiro semestre de 2019.Os resultados indicam que os diferentes métodos utilizados na aquisição de dados interferem de forma significativa no orçamento final, representando aproximadamente 15% do valor referente as atividades de manutenção e reabilitação sugeridas para os segmentos de pista.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.