Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30524
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BrunoCalazans_CaioBaptistucci_tcc.pdf5,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de melhoria de integração da estação de metrô de taguatinga com seu entorno
Autor(es): Calazans, Bruno Toffano Seidel
Baptistucci, Caio de Oliveira
Orientador(es): Fonseca, Adelaida Pallavicini
Assunto: Brasília (DF) - transporte público
Transporte público
Metrô - Distrito Federal (Brasil)
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 27-Abr-2022
Referência: CALAZANS, Bruno Toffano Seidel; BAPTISTUCCI, Caio de Oliveira. Proposta de melhoria de integração da estação de metrô de taguatinga com seu entorno. 2020. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O seguinte trabalho tem como objetivo a realização de um diagnóstico do Metrô-DF e da sua integração física com o sistema de transporte coletivo rodoviário (ônibus) levando em consideração a perspectiva do usuário. O objeto de estudo principal foi a estação de metrô de Taguatinga, denominada Estação Praça do Relógio. Primeiramente, o estudo consiste em uma revisão bibliográfica com o propósito de definir e conceituar os atributos a serem avaliados e os agentes atuantes no processo. Na sequência, procura-se entender a atual situação do metrô, por meio da elaboração de um diagnóstico da presente condição das estações, de seus respectivos pontos de ônibus e da integração existente entre eles, bem como da análise de fluxo de passageiros. Ato contínuo, foi desenvolvido e aplicado um questionário com intuito de avaliar a percepção do usuário em relação a estação em foco com base na intepretação dos dados obtidos. Por fim, foi elabora da uma proposta preliminar de melhoria da estação visando proporcionar maior integração física entre os modais existentes no local.
Abstract: The following work intends to carry out a general diagnosis of Metrô-DF and its integration with the public road transport system (buses) consideringthe user's perspective. The main study object was the Taguatinga subway station, called Praça do Relógio Station. First, the study consists of a bibliographic review to define and conceptualize the attributes to be adopted and the agents acting in the process. Then, it understands the current situation of the subway, through the elaboration of a diagnosis of the present condition of the stations, their respective bus stops, and the existing integration between them, as well as the analysis of passenger flow. Continuous, a questionnaire was developed and applied to assess the user's perception of the station in question-based on the interpretation of the data obtained. Finally, a preliminary proposal was made to improve the advanced station, providing greater integration between the existing modes at the site.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.