Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcosFelipePuccinelliPortela_tcc.pdf2,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das eficiências de remoção de poluentes na estação de tratamento de esgotos Brasília Sul com enfoque no fósforo
Autor(es): Portela, Marcos Felipe Puccinelli
Orientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Assunto: Águas residuais
Esgoto - tratamento
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 13-Abr-2022
Referência: PORTELA, Marcos Felipe Puccinelli. Avaliação das eficiências de remoção de poluentes na estação de tratamento de esgotos Brasília Sul com enfoque no fósforo. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O fósforo é um macronutriente essencial para os sistemas biológicos de tratamento, entretanto o lançamento de concentrações excessivas de fósforo em ambientes aquáticos pode causar processo de eutrofização. Além disso, o fósforo é um recurso finito, com suas maiores reservas concentradas em poucos países. Sendo um elemento primordial para a agricultura e um dos principais componentes para fertilizantes. A necessidade de se remover e aproveitar o fósforo das águas residuárias, vem tanto da preocupação com o ambiente, quanto da necessidade de se reciclar o nutriente, sendo o esgoto, a principal água residuária em que se é possível reciclar o fósforo. A remoção e o aproveitamento do fósforo de águas residuárias domésticas podem ser realizados por meio de diferentes processos, tanto biológico como físico-químicos, que podem ser aplicados em várias etapas do tratamento. Dessa forma, neste projeto, pretendeu-se avaliar a eficiência de remoção de poluentes nos efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul com enfoque no fósforo e a identificação das principais tecnologias para recuperação de fósforo disponíveis e propondo estratégias para a aplicação da melhor forma de se remover e recuperar o fósforo presente. A metodologia usada nesse trabalho foi dividida em 4 etapas Na Etapa 1 foi feita a caracterização da ETEB Sul a partir do estudo detalhado do fluxograma de tratamento com a descrição detalhada dos sistemas de tratamento. Nesta Etapa foi possível estudar de forma aprofundada, principalmente, o processo biológico de remoção de P. A partir dos dados de monitoramento da ETEB Sul, referentes aos anos 2016, 2017 e 2018, foi realizado o diagnóstico dos sistemas com enfoque na remoção do P. Então foi feita uma análise quanto à viabilidade de implantação das principais tecnologias disponíveis e estratégias para remoção e recuperação do fósforo. A partir da análise dos dados concluiu-se que A remoção global de fósforo da ETEB Sul é satisfatória uma vez que atende aos requisitos das resoluções CONAMA 357/2008 e CONAMA 430/2011 entretanto a remoção de fósforo observada apenas no sistema biológico apresenta grandes flutuações e não atende aos requisitos preconizados na legislação citada anteriormente. As remoções de matéria orgânica, nitrogênio e sólidos em suspensão apresentaram-se satisfatórias com concentrações finais de acordo com a legislação. Observou-se a inexistência de uma tecnologia eficiente para a recuperação do fósforo. A utilização do lodo, após adequação aos parâmetros da legislação vigente, apresenta-se como alternativa viável para reaproveitamento do fósforo presente no esgoto sanitário tratado na ETEB Sul.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.