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Título: Nível de atividade física de estudantes da Universidade de Brasília na pandemia da Covid-19
Autor(es): Sousa, João Vicente Marinho de
Moreira, Luan Messias Belem
Orientador(es): Araújo Filho, Glauco Falcão de
Assunto: Atividade física
Sedentarismo
Estudantes universitários
Pandemia
Covid-19
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: SOUSA, João Vicente Marinho de; MOREIRA, Luan Messias Belem. Nível de atividade física de estudantes da Universidade de Brasília na pandemia da Covid-19. 2021. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Durante o período correspondente aos anos de 2020 e 2021 a espécie humana passou por muitos desafios, em sua maioria relacionados a COVID- 19, entretanto, paralelo a pandemia do novo Coronavírus existe uma pandemia mais abrangente e que acomete muitas pessoas, que é a pandemia da inatividade física, diretamente ligada ao isolamento social e rotinas remotas de trabalho e estudo, diversos grupos estão expostos a esse fenômeno, entre eles podemos citar os estudantes universitários. OBJETIVOS: Avaliar E comparar o impacto das práticas desportivas no nível de atividade física dos estudantes da UnB na pandemia da COVID-19. AMOSTRA: 58 indivíduos responderam aos questionários, aplicando-se os métodos de exclusão participaram da pesquisa 51 estudantes da UnB. Separados em dois grupos sendo eles um referente ao grupo controle e o outro grupo chamado grupo PD, referente aos alunos matriculados na prática desportiva. MÉTODOS: Foram aplicados 3 (três) questionários com o objetivo de analisar nível de atividade física e o comportamento sedentários, foram eles: Questionário sobre o tempo sentado, PAR-Q (Physical Activity Readiness Questionnaire) ou questionário de prontidão para atividade física e IPAQ (International Physical Activity Questionarie) ou questionário internacional de atividade física versão curta. RESULTADOS: Foi observado que referente ao nível de atividade física não se obteve divergência relevante entre os dois grupos, 65% do grupo PD é considerado ativo de acordo com o IPAQ, enquanto no grupo controle esse valor sobe para 71% do grupo, referente ao comportamento sedentário expresso em tempo sentado, 79% do grupo controle fica “mais da metade do dia sentado” enquanto 74% do grupo PD permanece sentado no período, 29% do grupo controle permanece “praticamente todo o dia sentado” que é o pior indicador da análise do comportamento sedentário através do tempo sentado enquanto para o grupo PD esse valor decresce para 17%, da amostra total de 51 pessoas, 9 ou 17% da amostra responderam “sim” em alguma das sete perguntas do PAR-Q, demonstrando alguma contraindicação para a prática de atividade física, esse grupo apresentou níveis de atividade física inferior ao grupo que respondeu “não” para as perguntas do PAR-Q. CONCLUSÕES: Não houve diferenças significativas entre o nível de atividade física do grupo PD e do grupo controle, os dois grupos possuem níveis melhores que a média da população brasileira, o grupo PD possui menos indivíduos no pior indicador de tempo sentado em relação ao grupo controle onde os valores são de 17% e 29% respectivamente.
Abstract: During the period corresponding to the years 2020 and 2021 the human species went through many challenges, mostly related to COVID-19, however, parallel to the new CoronaVirus pandemic there is a more comprehensive pandemic that affects many people, which is the pandemic of physical inactivity, directly linked to social isolation and remote work and study routines, several groups are exposed to this phenomenon, including university students.OBJECTIVES: To evaluate and compare the impact of sports practices on the level of physical activity of UnB students in the COVID-19 pandemic. SAMPLE: 58 individuals answered the questionnaires, applying the exclusion methods, 51 students from UnB participated in the research. Separated into two groups, one referring to the control group and the other group called the PD group, referring to students enrolled in sports. METHODS: Three (3) questionnaires were applied in order to analyze the level of physical activity and sedentary behavior, they were: Questionnaire on sitting time, PAR-Q (Physical Activity Readiness Questionnaire) or questionnaire on readiness for physical activity and IPAQ (International Physical Activity Questionarie) or international physical activity questionnaire short version. RESULTS: It was observed that regarding the level of physical activity there was no relevant divergence between the two groups, 65% of the PD group is considered active according to the IPAQ, while in the control group this value rises to 71% of the group, referring to the sedentary behavior expressed in sitting time, 79% of the control group spends "more than half the day sitting" while 74% of the PD group stays seated in the period, 29% of the control group stays "practically all day sitting" which is the worst indicator from the analysis of sedentary behavior through sitting time, while for the PD group this value decreases to 17%, of the total sample of 51 people, 9 or 17% of the sample answered "yes" to any of the seven questions of the PAR-Q, demonstrating some contraindication for the practice of physical activity, this group had lower levels of physical activity than the group that answered “no” to the PAR-Q questions. CONCLUSIONS: There were no significant differences between the level of physical activity in the PD group and the control group, both groups have better levels than the average for the Brazilian population, the PD group has fewer individuals in the worst indicator of sitting time compared to the control group where the values are 17% and 29% respectively.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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