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Título: Análise da plasticidade de material aplicado a automóvel: estudo de um veículo compacto utilizando o modelo de Johnson-cook
Autor(es): Pereira, Walter Paschoal
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
Coorientador(es): Silva, Rita de Cássia
Assunto: Plasticidade
Colisão veicular - testes
Veículos
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 23-Mar-2022
Referência: PEREIRA, Walter Paschoal. Análise da plasticidade de material aplicado a automóvel: estudo de um veículo compacto utilizando o modelo de Johnson-cook. 2020. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Com o advento dos ensaios de colisão frontal (crash tests), a evolução da segurança veicular é crescente. Apesar dos avanços nesta área, é grande o número de acidentes com vítimas. Neste sentido, são publicados atualmente diversos estudos na área da ciência dos materiais que constituem o chassi dos veículos, a fim de obter-se um aumento da segurança veicular e da Crashworthiness (capacidade de uma estrutura em proteger os seus ocupantes durante um impacto). Os modelos viscoelasto-plásticos são constantemente utilizados para descrever a relação tensão/deformação dos materiais, visando prever seu comportamento em situações práticas de uso como, por exemplo, a colisão de um veículo. Dentre eles, destaca-se o modelo de Johnson–Cook: um modelo empírico que busca prever o comportamento dos materiais no regime plástico. Para aprofundar-se nesta discussão, este trabalho utilizou-se de um exemplar de veículo compacto submetido à um ensaio de colisão crash test, doado pelo Sr. Alejandro Furas, da Latin NCap. Por meio do desmonte dos subsistemas do veículo retirou-se a longarina frontal, permitindo o recorte de corpos de prova para realizar ensaios de tração, necessários a encontrar as constantes do modelo de Johnson–Cook. Os resultados dos ensaios e as constantes do modelo de J-C encontradas indicaram tratar-se de um aço de alta resistência e alto desempenho. Estas constantes podem auxiliar na melhoria das simulações computacionais envolvendo colisões veiculares. O desmonte do veículo também possibilitou a realização das medições do chassi e compará-las com a referência via software, que gerou coordenadas tridimensionais. Realizou-se uma comparação com outro veículo que obteve uma pior classificação no ensaio de colisão frontal (nota zero). Os maiores deslocamentos estruturais registrados foram: 255 milímetros ao longo do eixo X e 141,4 milímetros ao longo do eixo Z. Estes valores, obtidos empiricamente por meio de um equipamento de medição específico, podem ser utilizados para validar simulações computacionais. Foram encontradas evidências de maior eficiência da estrutura em dissipar a energia proveniente da colisão frontal, deformando menos pontos referentes ao habitáculo, em comparação com o outro veículo. Estes resultados indicam uma correlação entre o tipo de material aplicado nas longarinas e o desempenho do veículo em colisões frontais.
Abstract: With the advent of crash tests, there is an increasing evolution of vehicle safety. Despite advances in this area, the number of accidents with victims is high. In this sense, several studies are currently published in the area of materials science used in chassis of vehicles, with the objective to increase vehicle safety and Crashworthiness (the ability of a structure to protect its occupants during an impact). Viscoelastic-plastic models are used to describe a stress/strain relationship of materials and can predict their behavior in practical use situations such as a vehicle collision. Among them, the Johnson-Cook model stands out: it is an empirical model that seeks to preview the behavior of materials in the plastic regime. To delve further into this discussion, this work uses a compact car subjected to a crash test donated by Mr Alejandro Furas, Latin NCap. The vehicle was submitted to a complete disassemble, which allowed the tensile specimens to be cut, enabling to find the Johnson-Cook model constants. The results of the tests and constants of the J-C model found suggests that material found in the front side members is a high strength steel. These constants can be used to improve vehicle crash computational simulations. Dismantling the vehicle also made it possible to perform chassis measurements and compare with the original measurements via software, which generated three-dimensional coordinates. A comparison was made with another vehicle that had a worse rating in the frontal collision test (score zero). The largest displacements selected were recorded: 255 millimeters along the X axis and 141.4 millimeters. along the Z axis. These results, obtained with specialized Celette measure equipment, can be used to validate computational simulations. Evidence of higher efficiency of the structure in dissipating the energy from the frontal collision was found, deforming fewer cabin-related points compared to the other vehicle. These results indicate a correlation between the type of material applied to the side members and the vehicle's performance in frontal collisions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020.
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