Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3005
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseLeonidasMoreiraAraujo.pdf621,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento estratégico : aplicação nas micros e pequenas empresas do comércio varejista de vestuário e calçados em Roraima
Autor(es): Araújo, José Leônidas Moreira
Orientador(es): Costa, Danielle Rocha da
Assunto: Comércio varejista
Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 27-Fev-2012
Referência: ARAÚJO, José Leônidas Moreira. Planejamento estratégico: aplicação nas micros e pequenas empresas do comércio varejista de vestuário e calçados em Roraima. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Boa Vista, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como propósito identificar e avaliar a existência e a concepção do planejamento estratégico nas micros e pequenas empresas de comercio varejista de artigos de vestuários e calçados do Estado de Roraima. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, realizada nos principais municípios do estado e na capital Boa Vista-RR. Verificou-se que as empresas possuem algum tipo de planejamento, porém seja por falta de conhecimento, comprometimento ou interesse, não existe um processo formal de planejamento estratégico na maior parte das micros e pequenas empresas no estado de Roraima. Entretanto, por meio da aplicação da pesquisa de campo, comprovou-se que as micros e pequenas empresas do ramo de calçados e confecções de Roraima, com aberturas de firmas recentes, concebem e praticam um planejamento. Dessa forma, este trabalho apresenta um estudo sobre a importância de planejar estrategicamente nesses pequenos empreendimentos para o uso eficiente de recursos e para o estabelecimento de estratégias voltadas para o crescimento e a permanência (sobrevivência) dessas empresas no Estado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons