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Título: A relação dos valores humanos na contratação de procedimentos estéticos : uma pesquisa exploratória
Autor(es): Hohmann, Letícia Araújo
Orientador(es): Aragão, Bruno Saboya de
Assunto: Valores
Estética
Cirurgia
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 28-Out-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: HOHMANN, Letícia Araújo. A relação dos valores humanos na contratação de procedimentos estéticos: uma pesquisa exploratória. 2021. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração )— Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O comportamento de consumo de quem contrata os procedimentos estéticos varia de acordo com a pessoa, considerando que cada uma tem suas próprias ideias, opiniões e valores que possuem diferentes níveis de importância. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender quais são os valores humanos que endossam o consumo de procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos. Inicialmente, foi apresentada uma literatura que descreve, analisa e informa dados de suma importância que dão base ao desenvolvimento do estudo. Com intuito de entender e explicar as motivações relativas à contratação dos procedimentos estéticos foi utilizada a teoria de valores humanos de Schwartz (2012). A partir disso, para se cumprir os objetivos geral e específico utilizou-se a técnica de entrevista com a elaboração de um roteiro semiestruturado para a coleta de dados, visando adquirir informações únicas e pessoais dos participantes. Os dados obtidos foram analisados e interpretados por meio da categorização e comparação com a teoria de Schwartz et al. (2012), onde os valores autodeterminação, estimulação, realização e face foram encontrados. Ao final concluiu-se que os valores motivacionais encontrados estão voltados para o foco pessoal, as pessoas contratam os procedimentos estéticos para a realização dos seus próprios desejos, mas que ainda sim as consideram fatores sociais como as opiniões, os julgamentos, as mídias sociais e o padrão estabelecido pela sociedade. O estudo traz à luz também os impactos de seus achados para profissionais e empresas da área, tal qual para a literatura sobre o tema e para a sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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