Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2968
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlbertoNunesSilva.pdf578,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manejo de resíduos sólidos industriais : frigorífico de Araguaína – TO
Autor(es): Silva, Alberto Nunes
Orientador(es): Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Frigoríficos
Resíduos industriais - aspectos ambientais
Resíduos sólidos
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 24-Fev-2012
Referência: SILVA, Alberto Nunes. Manejo de resíduos sólidos industriais: frigorífico de Araguaína – TO. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
Resumo: O presente trabalho descreve os processos industriais de frigoríficos e abatedouros de bovinos, mencionando as principais fontes geradoras de resíduos, bem como as formas de tratamento dos efluentes líquidos gerados nestas atividades. Objetiva-se, ainda, mostrar alternativas de minimização dos impactos ambientais decorrentes dos efluentes gerados no abate de animais em frigoríficos e abatedouros. A legislação ambiental brasileira estabelece parâmetros para que os estabelecimentos ofereçam reduções no despejo dos efluentes em rios, córregos ou lagos. A redução do volume de rejeitos industriais, o uso racional e o reuso de água, a aplicação de medidas para uma produção mais limpa e o tratamento dos efluentes são medidas a serem tomadas para evitar o comprometimento ambiental da qualidade das águas e de seus corpos receptores. O estudo verificou a eficácia do sistema de tratamento de efluentes líquidos gerados pela atividade de abate de bovinos em frigoríficos Os resultados mostraram uma boa eficiência na remoção dos parâmetros analisados, principalmente pelo efluente conter grande quantidade de matéria orgânica. O presente trabalho, de natureza qualitativa, foi desenvolvido a partir de pesquisa realizada no mês de outubro de 2011, no município de Araguaína, norte do Estado do Tocantins, em um dos frigoríficos do município. Durante a investigação buscou-se fazer um levantamento do que ocorre com os resíduos gerados no abate diário dos animais no frigorífico, com a perspectiva de levantar questões relacionadas ao manejo sustentável dos resíduos, bem como fatores sociais relativos à saúde e qualidade de vida dos colaboradores. Foram realizadas entrevistas com colaboradores que são diretamente responsáveis pelo setor de abate e graxaria, com o objetivo de analisar algumas das ações desenvolvidas no setor. As entrevistas foram realizadas com três colaboradores, sendo um do setor de graxaria, um ligado ao setor de RH e outro responsável pela limpeza e conservação das lagoas de tratamento das águas residuárias. A entrevista abordou também a temática sobre a percepção do manejo sustentável dos resíduos de frigoríficos e educação ambiental quanto à problemática dos demais resíduos sólidos do frigorífico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons