Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoPauloCunicoRibas_tcc.pdf374,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da produtividade e custo de utilização de dois fertilizantes nitrogenados na cultura do milho
Autor(es): Ribas, João Paulo Cunico
Orientador(es): Pereira, Everaldo Anastácio
Assunto: Milho - cultivo
Nitrogênio na agricultura
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: RIBAS, João Paulo Cunico. Avaliação da produtividade e custo de utilização de dois fertilizantes nitrogenados na cultura do milho. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O milho (Zea mays L.) é uma planta altamente dependente do nutriente nitrogênio (N). A escolha, do fertilizante supridor de N, deve ser feita de modo a se obterem os melhores ganhos em rendimento para a cultura, evitando grandes perdas do elemento. O objetivo desse trabalho foi avaliar a cultura do milho sob duas fontes diferentes de N, sendo elas: Novatec Solub 45 e YaraBela. Foram avaliados a massa de grãos, a altura de planta, níveis de nitrogênio no estádio R2 e o custo de utilização de cada adubação. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com dez repetições. No final, foram colhidas dez amostras com dez espigas cada, totalizando cem espigas para cada uma das adubações. Os valores obtidos para altura de planta e massa de grão foram submetidos ao teste F. Não foram observadas diferenças estatísticas para massa de grãos. Para altura de plantas, verificou-se que houve diferença estatística. Ambas as adubações apresentaram níveis adequados de nitrogênio, porém a adubação com Novatec Solub 45 apresentou maiores custos de utilização. Conclui-se que Novatec Solub 45 e YaraBela apresentam resposta semelhante quanto ao suprimento de nitrogênio à cultura do milho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.