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Título: Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de churrascarias rodízio em Brasília com base em atributos de preferência dos clientes
Autor(es): Carvalho, Rafael Marques de
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Processo decisório
Consumidores - preferência
Marketing
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 14-Fev-2012
Referência: CARVALHO, Rafael Marques de. Tomada de decisão pelo método AHP: escolha de churrascarias rodízio em Brasília com base em atributos de preferência dos clientes. 2011. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os consumidores são capazes de comparar alternativas e escolher a que oferece maior valor percebido por ele. Cada vez mais os clientes têm a sua disposição informações sobre os produtos e empresas que oferecem aquilo que desejam. Conhecer como os clientes tomam suas decisões passou a ser de vital importância para as empresas que buscam satisfazer as necessidades de seus consumidores. Um dos setores da economia que tem se destacado pelo crescimento e competitividade é o de restaurantes, em particular das churrascarias rodízio. Este trabalho buscou identificar quais são os atributos importantes para que os consumidores escolham e avaliem um estabelecimento. Para isto foi realizada uma busca bibliográfica de trabalhos sobre tomada de decisão, marketing e história dos restaurantes a fim de dar subsídios para a pesquisa. Optou-se pela utilização do método AHP de tomada de decisão para a pesquisa de campo, nela clientes e gestores do ramo foram consultados e suas respostas foram analisadas e comparadas. Pode-se perceber que nem sempre os atributos que são valorizados pelos clientes também o são pelos gestores, neste ponto que este estudo se faz importante, por mostrar uma maneira de encontrar quais as necessidades dos clientes e propor um plano de ação para que as churrascarias rodízio se desenvolvam para uma gestão voltada ao cliente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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