Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2921
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RafaelMarquesdeCarvalho.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Pedro Henrique Melo-
dc.contributor.authorCarvalho, Rafael Marques de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Rafael Marques de. Tomada de decisão pelo método AHP: escolha de churrascarias rodízio em Brasília com base em atributos de preferência dos clientes. 2011. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractOs consumidores são capazes de comparar alternativas e escolher a que oferece maior valor percebido por ele. Cada vez mais os clientes têm a sua disposição informações sobre os produtos e empresas que oferecem aquilo que desejam. Conhecer como os clientes tomam suas decisões passou a ser de vital importância para as empresas que buscam satisfazer as necessidades de seus consumidores. Um dos setores da economia que tem se destacado pelo crescimento e competitividade é o de restaurantes, em particular das churrascarias rodízio. Este trabalho buscou identificar quais são os atributos importantes para que os consumidores escolham e avaliem um estabelecimento. Para isto foi realizada uma busca bibliográfica de trabalhos sobre tomada de decisão, marketing e história dos restaurantes a fim de dar subsídios para a pesquisa. Optou-se pela utilização do método AHP de tomada de decisão para a pesquisa de campo, nela clientes e gestores do ramo foram consultados e suas respostas foram analisadas e comparadas. Pode-se perceber que nem sempre os atributos que são valorizados pelos clientes também o são pelos gestores, neste ponto que este estudo se faz importante, por mostrar uma maneira de encontrar quais as necessidades dos clientes e propor um plano de ação para que as churrascarias rodízio se desenvolvam para uma gestão voltada ao cliente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProcesso decisórioen
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciaen
dc.subject.keywordMarketingen
dc.subject.keywordRestaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)en
dc.titleTomada de decisão pelo método AHP : escolha de churrascarias rodízio em Brasília com base em atributos de preferência dos clientesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-14T15:32:07Z-
dc.date.available2012-02-14T15:32:07Z-
dc.date.issued2012-02-14T15:32:07Z-
dc.date.submitted2011-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2921-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons