Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EduardaLucyPeixotoFonseca_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Encontros entre arquitetura e museologia : a remodelação do Museu de Arte de Brasília
Autor(es): Fonseca, Eduarda Lucy Peixoto
Orientador(es): Portela, Luciana Magalhães
Assunto: Arquitetura de museus
Museu de Arte de Brasília (MAB)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 4-Nov-2021
Referência: FONSECA, Eduarda Lucy Peixoto. Encontros entre arquitetura e museologia: a remodelação do Museu de Arte de Brasília. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisou a atual reforma do Museu de Arte de Brasília (MAB) a partir das plantas baixas do edifício e seu histórico. A partir do processo de instalação do Museu criado em 1985 em um edifício não específico construído em 1958, e as alterações físicas que foram necessárias para a reforma em 2017. Tendo em vista uma revisão bibliográfica sobre a Arquitetura de Museus com o objetivo de reforçar a importância da relação entre as áreas de Arquitetura e Museologia na contemporaneidade. A pesquisa é de cunho básico e utilizou diferentes métodos para alcançar os propósitos estipulados, contou com pesquisa bibliográfica em bases de dados e busca de documental no arquivo das instituições. Logo, foi possível compreender a relevância dos novos espaços para o funcionamento do MAB com segurança e acessibilidade para o público e funcionários, além da adequação do espaço para a salvaguarda do acervo, o que demonstra a relevância em abordar estudos que relacionam as duas áreas.
Abstract: The present work of completion of the course analyzed the current reconstruction of the Brasilia Art Museum (MAB) from the floor plans of the building and its history. From the process of installing the Museum created in 1985 in a non-specific building built in 1958, and the physical changes that were necessary for the renovation in 2017. In view of a bibliographic review on Museum Architecture in order to increase the importance of the relationship between the areas of Architecture and Museology in contemporary times. The research is of a basic nature and used different methods to achieve the stipulated purposes, relied on bibliographic research in data base and search for documents in the archives of the institutions. After all, it was possible to understand the relevance of the new spaces for the operation of the MAB with security and accessibility for the public and employees, in addition to the adequacy of the space to protection of the collection, which demonstrates the relevance in addressing studies that connect the two areas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.