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Título: Impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana das Regiões Administrativas nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Haniery de Brito
Orientador(es): Resende Filho, Moisés de Andrade
Assunto: Mobilidade urbana
Sustentabilidade urbana
Economia urbana
Distrito Federal (DF) - espaço urbano
Expansão urbana
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 27-Out-2021
Referência: FERREIRA, Haniery de Brito. Impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana das Regiões Administrativas nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal. 2020. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Com base em Camagni (2002) e Travis (2005), foram estimados os impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal (DF), medidos pelo índice de impacto da mobilidade. Modelos de regressão linear foram estimados por mínimos quadrados ordinários (MQO), mínimos quadrados ponderados (MQP) e mínimos quadrados generalizados factíveis (MQGF), utilizando-se dados das trinta e três Regiões Administrativas (RAs) do DF no período 2018-2019. As estimativas do modelo preferido e inferência robusta à heterocedasticidade indicam que distância ao Plano Piloto, crescimento populacional e expansão urbana baseada no padrão de parcelamentos ilegais, invasões e programas governamentais de doação de terras aumentam custos ambientais da mobilidade. Por outro lado, densidade populacional, empregos por residente, ou seja, menor dependência econômica do Plano Piloto e demanda por mobilidade para fora reduzem custos ambientais da mobilidade. Assim, como a suburbanização tem alto custo ambiental no DF, recomenda-se que futuras expansões de áreas residenciais ocorram de forma mais densa e mais próxima ao Plano Piloto.
Abstract: Based on Camagni (2002) and Travis (2005), I perform an econometric analysis of the impact of suburbanization and urban expansion patterns on the environmental costs of mobility in the Federal District (DF), measured as the mobility impact index. I estimate linear regression models by ordinary least squares (OLS), weighted least squares (WLS) and feasible generalized least squares (FGLS), using data from the thirty-three Administrative Regions (ARs) of the Brazilian Federal District in the period 2018-2019. Estimates of the preferred model and robust inference to heteroscedasticity indicate that distance to the Pilot Plan, population growth and urban expansion based on the pattern of illegal installments, invasions and government land donation programs increase environmental mobility costs. On the other hand, population density, jobs per resident, which means lower economic dependence on the Plano Piloto, and demand for mobility reduce environmental mobility costs. As suburbanization has a high environmental cost in the Federal District, I recommend future expansions of residential areas in the DF to take place more densely and closer to the Plano Piloto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
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