Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LarissaSteffanyBasilioLopes_tcc.pdf488,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os (des)encontros da vida e a atuação do pedagogo em uma casa de acolhimento : desafios e possibilidades
Autor(es): Lopes, Larissa Steffany Basilio
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Pedagogia social
Pedagogos - prática profissional
Acolhimento institucional
Educação - aspectos sociais
Educação de crianças
Educação do adolescente
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Out-2021
Referência: LOPES, Larissa Steffany Basilio. Os (des)encontros da vida e a atuação do pedagogo em uma casa de acolhimento: desafios e possibilidades. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer as vivências que constroem a trajetória do pedagogo em instituições de acolhimento. Como instrumento de construção de dados, foi utilizado um questionário online realizado com pedagogas que hoje atuam em instituições de acolhimento, a fim de compreender de modo subjetivo a formação da identidade desses profissionais, bem como as relações e sentidos construídos por elas em um ambiente não escolar. Dessa forma, observou-se a importância das relações tecidas pelo pedagogo na formação da própria identidade e como as crianças e ou adolescentes que os cercam no cotidiano influenciaram esse processo.
Abstract: The present research aims to know the experiences which builds the trajectory of the pedagogue at foster care institutions. As a tool to gather data, it was used a questionnaire, applied to pedagogues currently working at foster care institutions, with the purpose of understanding subjectively the identity formation of those professionals, as well as the relationships built by them in a non-school environment. It was observed the importance of the relationships woven by the pedagogue in the formation of their own identity as well as how the children/adolescents that surround them on their daily lives influenced on that process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.