Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitorSatoruMachiMatsumine_tcc.pdf898,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma implementação do esquema de multi-assinaturas MuSig no cenário m-de-n com árvores de Merkle e suas aplicações ao bitcoin
Autor(es): Matsumine, Vitor Satoru Machi
Orientador(es): Rezende, Antônio Dourado de
Assunto: Python (Linguagem de programação de computador)
Criptografia de dados (Computação)
Criptomoeda
Assinatura digital
Data de apresentação: 6-Jul-2019
Data de publicação: 15-Out-2021
Referência: MATSUMINE, Vitor Satoru Machi. Uma implementação do esquema de multi-assinaturas MuSig no cenário m-de-n com árvores de Merkle e suas aplicações ao bitcoin. 2019. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho é proposto uma implementação prova de conceito do esquema de multi- assinatura MuSig no cenário m-de-n com validação de chaves públicas agregadas através de árvores de Merkle, expandindo a descrição original do MuSig neste cenário. Foi uti- lizado a linguagem de programação Python e curvas elípticas (com destaque para a curva secp256k1) para a construção da implementação. As multi-assinaturas produzidas man- têm o tamanho de uma assinatura individual de Schnorr e podem ser verificadas utilizando uma única chave pública agregada calculada a partir das chaves públicas dos signatarios, tal situação traz expectativas positivas quanto a melhorias no desempenho e privacidade do Bitcoin. Melhorias futuras incluem a implementação de uma prova de conceito que integre o MuSig diretamente ao protocolo Bitcoin e a utilização do MuSig para construção de um esquema de assinatura agregada interativa (IAS).
Abstract: This work presents a proof-of-concept implementation of the multi-signature scheme MuSig in the m-of-n scenario with aggregated key validation using Merkle trees, expanding the original MuSig description in this scenario. Python was the programming language of choice and elliptic curves (mainly secp256k1) were used as the basis of the implementa- tion. The multi-signatures generated by the scheme can keep the same size as a single Schnorr signature and can be verified with a single aggregated public key computed from the individual public keys of the signers, this scenario brings positive expectations for per- formance and privacy improvements in Bitcoin. Future works includes a proof-of-concept implementation that integrates the MuSig scheme directly into the Bitcoin protocol and the implementation of an interactive signature scheme (IAS) with the MuSig scheme as its basis.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.