Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VictorAraujoVieira_tcc.pdf10,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Métricas de qualidade aplicadas em sistemas de reconhecimento de íris
Autor(es): Vieira, Victor Araújo
Orientador(es): Espinoza, Bruno Luiggi Macchiavello
Assunto: Processamento de imagens - técnicas digitais
Reconhecimento de padrões
Biometria
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 15-Out-2021
Referência: VIEIRA, Victor Araújo. Métricas de qualidade aplicadas em sistemas de reconhecimento de íris. 2019. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A qualidade de imagens de íris em sistemas de reconhecimento de íris influencia direta- mente na etapa de segmentação, assim como a qualidade da segmentação afeta a extração dos atributos que identificam unicamente uma pessoa. Este projeto propõe, então, o es- tudo da aplicação de duas métricas de qualidade, uma para avaliar a qualidade de imagens de íris de comprimento de luz visível e outra para avaliar a qualidade da etapa de seg- mentação de íris, em sistemas de reconhecimento de íris. Uma arquitetura de sistemas de reconhecimento de íris é proposta com as métricas Índice de Sinal-Magnitude Diferencial (DSMI) e Avaliação da Correlação de Atributos (FCE). Os experimentos são realizados utilizando um sistema de reconhecimento de íris open source e quatro bancos de imagens de íris de luz visível. A arquitetura proposta melhorou consideravelmente o desempenho de sistemas de reconhecimento de íris nos dois bancos com imagens mais comportadas e melhorou pouco ou piorou o desempenho dos outros dois bancos. No entanto, os dois resultados adversos estão mais relacionados com o banco de imagens do que com a ar- quitetura proposta, de forma que pode-se afirmar que a arquitetura tem o potencial de ser utilizada em sistemas de reconhecimento de íris.
Abstract: Iris images quality in iris recognition systems are strongly related to the segmentation step success, as the segmentation quality in the iris feature extraction step that identifies uniquely a person. This project consists of a study on the application of two quality metrics, one for measuring the quality of iris images in the visible light wavelength and the other for measuring the iris segmentation step quality in iris recognition systems. An iris recognition framework is proposed with the quality metrics Differential Sign-Magnitude Statistics Index (DSMI) and Feature Correlation Evaluation (FCE). The experiments were performed using an open source iris recognition system and four visible light wavelength iris image datasets. The proposed framework improved considerably the performance of iris recognition systems in two of the datasets with images captured in a more controlled environment and improved a little or got worse the performance in the other two datasets. However, the two unfavorable results are more related to the datasets than the proposed framework, so it can be affirmed that the framework has the potential for being applied in iris recognition systems.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.