Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusCorreaDeAlmeida_tcc.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Imageador térmico
Autor(es): Almeida, Matheus Corrêa de
Orientador(es): Zelenovsky, Ricardo
Assunto: Radiação infravermelha
Microcontroladores
Processamento de imagens
Software - desenvolvimento
Sistemas térmicos
Sensores de temperatura
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 24-Ago-2021
Referência: ALMEIDA, Matheus Corrêa de. Imageador térmico. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a construção e desenvolvimento de um equi- pamento que permite a detecção de fontes de radiação infravermelha compreendida na faixa entre 8 e 12 μm. Esse sistema é composto por um sensor do fabricante Flir, Modelo: Lepton e por um sistema embarcado constituído de um kit de desenvolvimento baseado na linha de microcontroladores STM32F7, do fabricante STMicroelectronics. São utilizadas técnicas de processamento de imagens, onde uma versão portada para esta plataforma do software OpenCV, que em conjunto com outros algorítimos permite a transformação dos sinais oriundos do sensor em uma imagem térmica. A imagem é visualizada pelo usuário meio de uma tela lcd presente no kit, o software dispositivo é gerenciado por um sistema operacional em tempo real e controlado por uma tela sensível ao toque, e para o armazenamento e reprodução das imagens é utilizado um cartão de memória.
Abstract: The current work have an objective of building and development of an equipment that is capable to detect irradiating sources of Infrared in an range of 8 to 12 μm. This system are composed by a sensor manufactured by Flir, Model Lepton and by an embedded system based on STM32F7 microcontrollers, manufactured by STMicroelectronics. With the aid of ported version to this plataform of the OpenCV software package and with auxiliary algorithms, the system can transform signals from the sensor to a visible image using image processing techniquies. The user can view and analyse the images using a color lcd screen that are connected to the develpoment kit. The system are managed by a real time operating system and controlled by a touchscreen interface and the images are storage by a memory card.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.