Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RamonDaSilvaRodriguesAlmeida_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção do espaço urbano pelas crianças do Distrito Federal : Cidade Estrutural e Lago Norte
Autor(es): Almeida, Ramon da Silva Rodrigues
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Espaço urbano
Percepção espacial nas crianças
Percepção ambiental
Distrito Federal (DF) - espaço urbano
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: ALMEIDA, Ramon da Silva Rodrigues. Percepção do espaço urbano pelas crianças do Distrito Federal: Cidade Estrutural e Lago Norte. 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho monográfico é um estudo da percepção das crianças sobre os espaços urbanos, especificadamente das Regiões Administrativas da Cidade Estrutural e Lago Norte. A escolha das cidades parte do entendimento de que as realidades socio econômicas distintas destas refletiria na percepção das crianças. Busca-se, dessa forma, entender a partir da leitura fenomenológica e dialética com suporte na Geografia Humanista como essas crianças percebem e representam as suas cidades, enquanto espaço vivido. Dado isso, os estudos da percepção enquanto categoria da Fenomenologia contribui para desvelar o ser e estar das crianças nas cidades como sujeitos geográficos e espaciais. Ao validar essas visões rompe-se com as visões reducionistas e adultocêntricas que marcam a ciência moderna, o que permite entender e estudar as cidades a partir dos sujeitos que vivem e experenciam ela no cotidiano. O trabalho reflete sobre a necessidade de dar centralidade para os sujeitos dentro dos estudos sociais e para entender a realidade espacial dado que os fenômenos geográficos são marcados pela objetividade/material e a subjetividade/imaterialidade. Os dados foram coletados a partir da realização de oficinas em uma escola pública na Cidade Estrutural e em uma escola particular do Lago Norte. As oficinas tinham por objetivo a confecção de mapas mentais pelas crianças, a partir de como elas percebiam e enxergavam as suas cidades. Em conjunto com os mapas mentais foram coletadas as falas das crianças por meio de entrevistas não formais para obter a explicação dos seus mapas. Os mapas mentais foram analisados e decodificados por meio da Metodologia Kozel. Os resultados mostram que as percepções e sentimentos das crianças sobre suas respectivas cidades são positivos, na maioria dos casos. Contudo surgem dentro dessas percepções críticas, denúncias sociais sobre o viver nessas cidades no apontamento de possíveis transformações dentro do espaço urbano. Por meio de seus mapas e falas as crianças surgem como sujeitos habitantes e cidadãs. Dessa forma, ouvir suas percepções e analisar suas representações constrói e demonstra outro olhar sobre as espacialidades, na busca por melhoria e assim, de fato serem reconhecidas como protagonistas dentro da esfera social, com evidência no processo de produção e reprodução das cidades
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.