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dc.contributor.advisorCosta, Everaldo Batista da-
dc.contributor.authorAlmeida, Ramon da Silva Rodrigues-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ramon da Silva Rodrigues. Percepção do espaço urbano pelas crianças do Distrito Federal: Cidade Estrutural e Lago Norte. 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico é um estudo da percepção das crianças sobre os espaços urbanos, especificadamente das Regiões Administrativas da Cidade Estrutural e Lago Norte. A escolha das cidades parte do entendimento de que as realidades socio econômicas distintas destas refletiria na percepção das crianças. Busca-se, dessa forma, entender a partir da leitura fenomenológica e dialética com suporte na Geografia Humanista como essas crianças percebem e representam as suas cidades, enquanto espaço vivido. Dado isso, os estudos da percepção enquanto categoria da Fenomenologia contribui para desvelar o ser e estar das crianças nas cidades como sujeitos geográficos e espaciais. Ao validar essas visões rompe-se com as visões reducionistas e adultocêntricas que marcam a ciência moderna, o que permite entender e estudar as cidades a partir dos sujeitos que vivem e experenciam ela no cotidiano. O trabalho reflete sobre a necessidade de dar centralidade para os sujeitos dentro dos estudos sociais e para entender a realidade espacial dado que os fenômenos geográficos são marcados pela objetividade/material e a subjetividade/imaterialidade. Os dados foram coletados a partir da realização de oficinas em uma escola pública na Cidade Estrutural e em uma escola particular do Lago Norte. As oficinas tinham por objetivo a confecção de mapas mentais pelas crianças, a partir de como elas percebiam e enxergavam as suas cidades. Em conjunto com os mapas mentais foram coletadas as falas das crianças por meio de entrevistas não formais para obter a explicação dos seus mapas. Os mapas mentais foram analisados e decodificados por meio da Metodologia Kozel. Os resultados mostram que as percepções e sentimentos das crianças sobre suas respectivas cidades são positivos, na maioria dos casos. Contudo surgem dentro dessas percepções críticas, denúncias sociais sobre o viver nessas cidades no apontamento de possíveis transformações dentro do espaço urbano. Por meio de seus mapas e falas as crianças surgem como sujeitos habitantes e cidadãs. Dessa forma, ouvir suas percepções e analisar suas representações constrói e demonstra outro olhar sobre as espacialidades, na busca por melhoria e assim, de fato serem reconhecidas como protagonistas dentro da esfera social, com evidência no processo de produção e reprodução das cidadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordPercepção espacial nas criançaspt_BR
dc.subject.keywordPercepção ambientalpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - espaço urbanopt_BR
dc.titlePercepção do espaço urbano pelas crianças do Distrito Federal : Cidade Estrutural e Lago Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T15:26:22Z-
dc.date.available2021-08-17T15:26:22Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28210-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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