Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HugoBimBatista_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do polimorfismo no gene BCL2 – 938 C > A em pacientes portadores de carcinoma espinocelular de boca
Autor(es): Batista, Hugo Bim
Orientador(es): Oliveira, Jamila Reis de
Coorientador(es): Silva, Izabel Cristina Rodrigues da
Assunto: Polimorfismo (Genética)
Boca - câncer
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 26-Jun-2021
Referência: BATISTA, Hugo Bim. Análise do polimorfismo no gene BCL2 – 938 C > A em pacientes portadores de carcinoma espinocelular de boca. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: O carcinoma espinocelular de boca (CEC) é a sexta neoplasia maligna mundial, acometendo, principalmente, o lábio inferior, língua e assoalho bucal. Sua incidência é maior em homens e os fatores de risco que desempenham maior influência no seu desenvolvimento são o álcool e o cigarro. O gene bcl2 possui ação anti-apoptótica, cuja proteína age na membrana externa mitocondrial. É localizado no cromossomo 18q21.3 e o seu polimorfismo bcl2 -398 C > A (SNP) está associado com o aumento da transcrição desse gene e com o desenvolvimento de alguns tumores malignos. Objetivo: Analisar o polimorfismo bcl2 -398 C > A (SNP) em pacientes portadores de CEC que fazem acompanhamento no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e associá-lo ao risco de desenvolvimento da doença e as variáveis dos pacientes. Metodologia: Para a genotipagem das amostras, foi realizada uma PCR-RFLP seguida por uma digestão através da enzima de restrição BccI. Posteriormente, foi realizada uma eletroforese em gel de agarose 4% com brometo de etídio. A confirmação da amplificação foi feita através de luzes ultravioletas em um transiluminador. Resultados: Os 8 participantes do estudo apresentavam histórico de consumo de álcool e hábito de fumar. Não houve associação estatística entre o polimorfismo no gene bcl2 -938 A > C (SNP). Conclusão: O polimorfismo no gene bcl2 -938 A > C (SNP) não está envolvido com o risco de desenvolvimento de CEC de boca.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.