Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TiagoAvelinoRibeiroDaSilva_tcc.pdf6,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimação de posição de um quadrirrotor utilizando o sensor Kinect
Autor(es): Silva, Tiago Avelino Ribeiro da
Orientador(es): Pinto, André Murilo de Almeida
Coorientador(es): Lopes, Renato Vilela
Assunto: Aprendizado de máquina
Algoritmos de computador
Veículo aéreo não tripulado
Rastreamento veicular
Sensoriamento remoto
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 23-Jun-2021
Referência: SILVA, Tiago Avelino Ribeiro da. Estimação de posição de um quadrirrotor utilizando o sensor Kinect. 2019. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho trabalho aborda a implementação de algoritmos de rastreamento e algoritmos de Aprendizado Profundo para rastreamento e detecção de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Dois algoritmos de rastreamento foram escolhidos: Filtro de Correlação de Kernel (KCF) e Mínima Saída do Somatório do Erro Quadrático (MOSSE). Além de utilizar um algoritmo de alta velocidade para a detecção do quadrirrotor: Yolov3. O objetivo é extrair a posição do quadrirrotor de forma automática utilizando o sensor Kinect, adquirindo esta posição em tempo real. Um estudo dos algoritmos de Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo é apresentado para a implementar um Rede Neural Convolucional. Além de realizar um estudo sobre as técnicas de rastreamento que serão utilizadas. Por fim serão apresentados os resultados obtidos, tanto para cada um dos algoritmos, quanto para a composição da abordagem final.
Abstract: The present work addresses the implementation of tracking algorithms and Deep Learning algorithms for traking and detecting of an Unmanned Aerial Vehicle (UAV). Two tracking algorithms were choseen: Kernel Correlation Filter (KCF) and Minimum Output Sum of Squared Error (MOSSE). In addition, a high-speed quadrotor detection algorithm was used: Yolov3. The goal is to extract a quadrotor position automatically using Kinect sensor, acquiring this position in real time. A study of Machine Learning and Deep Learning algorithms is presented to implement the Convolutional Neural Network. besides conducting a study on the tracking techniques that will be used. Finally, the results are displayed for both the algorithms and the composition of the final approach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia Eletrônica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.