Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ValquiriaSalMendesDeMorais_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)555,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Forma Canônica : uma boa alternativa ao ensino das funções quadráticas
Autor(es): Morais, Valquíria Sal Mendes de
Orientador(es): Santos, Rogério César dos
Assunto: Funções (Matemática)
Livros didáticos
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: MORAIS, Valquíria Sal Mendes de. Forma Canônica: uma boa alternativa ao ensino das funções quadráticas. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Neste trabalho foram analisados alguns livros da educação básica de matemática, a respeito das equações e funções quadráticas. Também foram apresentados tais assuntos sob a ótica da forma canônica das funções polinomiais de 2º grau. Como licencianda tive muitas dificuldades para compreender os conteúdos que envolviam esse assunto, pois na educação básica não tive contato com muitos deles, portanto tive que me esforçar bastante, pedir ajuda a monitores e professores nos horários contrários das aulas. Na pesquisa foi constatado que a forma canônica não é abordada em todos os livros didáticos, entretanto ela pode ser um método eficiente para o ensino de resolução de problemas que envolvem as funções quadráticas sem o uso da fórmula de Bhaskara.
Abstract: In the present study, we intend to analyze some basic education textbooks of mathematics, regarding quadratic equations and functions. These subjects were also presented from the point of view of the canonical form of the second-degree polynomial functions. Having a major in mathematics, I had many difficulties to understand the contents that involved this subject, because I did not have contact with many of them during basic education, but I had to work hard, asking for help from monitors and teachers in the hours opposite to those of the classes. In the study, it was found that the canonical form is not addressed in all textbooks, and that it can be an efficient method for teaching problem solving involving quadratic functions without the use of the Bhaskara formula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.