Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27380
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianaCavalcanteDaSilva_tcc.pdf18,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Necropolítica na cultura democrática : o "deixar morrer" dos corpos negros na esfera pública : uma análise sobre a discussão parlamentar quanto à redução da idade penal
Autor(es): Silva, Juliana Cavalcante da
Orientador(es): Machado, Carlos Augusto Mello
Assunto: Necropolítica
Questão racial
Maioridade penal
Vulnerabilidade social
Negros - condições sociais
Jovens de baixa renda
Genocídio
Data de apresentação: 7-Fev-2019
Data de publicação: 1-Mai-2021
Referência: SILVA, Juliana Cavalcante da. Necropolítica na cultura democrática: o "deixar morrer" dos corpos negros na esfera pública: uma análise sobre a discussão parlamentar quanto à redução da idade penal. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A modernidade introduz os problemas colocados pela relação do capitalismo, da industrialização e da democracia com a emergência e consolidação do pensamento sistemático de raça. Essa confluência é importante, uma vez que apresenta vínculos entre o elemento racial e a administração de Estado na modernidade. Por essa razão, a dimensão racial está embutida na prática política institucional. A política concebida como ação comunicativa na esfera publica é o pilar que sustenta a prática política nos regimes democráticos, entretanto, essa acepção de política não compreende o aspecto da violência estrutural inerente ao Estado Moderno. Sendo assim, considerando o elemento racial enquanto elemento intrínseco à formação do Estado na modernidade, e com base na acepção de política sugerida pelo cientista político Achille Mbembe - o qual propõe uma significação de política segundo categorias menos abstratas e mais táteis, tais como a vida e a morte; Me proponho a utilizar o elemento ‘raça/cor como critério para perceber quais grupos são mais sujeitos à violência estrutural no âmbito do Estado Moderno, isto é, quais vidas o Estado "faz viver” e quais o Estado “deixa morrer". Pretendo trazer essa reflexão ao observar a ausência da questão racial, quando do caso da discussão em torno da PEC no 171/1993, na Câmara dos Deputados durante o ano de 2015, cuja matéria trata da redução da idade penal, haja vista a relevância da dimensão racial para essa discussão, visto que a proposta tem como público alvo os adolescentes em conflito com a lei que em sua grande maioria são jovens negros, os quais a propósito também protagonizam os mais altos índices de homicídio no País.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.