Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MatheusLisboaValdes_tcc.pdf3,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quantificação de incertezas na identificação de danos em painéis sanduíches
Autor(es): Valdes, Matheus Lisboa Cardoch
Orientador(es): Carneiro, Sérgio Henrique da Silva
Coorientador(es): Domingues, Allan Correa
Assunto: Processo estocástico
Localização de falhas (Engenharia)
Previsão
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: VALDES, Matheus Lisboa Cardoch. Quantificação de incertezas na identificação de danos em painéis sanduíches. 2019. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2019
Resumo: A identificação de danos em estruturas é um tema que possui grande atenção na engenharia aeroespacial, porque a não detecção ou a detecção tardia de um dano pode causar uma falha catastrófica com perdas humanas e perdas financeiras. A falsa detecção de um dano também pode implicar em sérias consequências financeiras. Este trabalho tem o objetivo de quantificar a incerteza do método de identificação de dano conhecido como "Método da Energia de Deformação". O método de Monte Carlo é empregado para a construção de um modelo estocástico de um painel sanduíche com núcleo honeycomb com um dano de delaminação. O método de energia de deformação produz um indicador de dano capaz de localizar a área danificada do painel. Uma análise estatística desse indicador de dano é feita utilizando ajustes de curvas com o método da máxima verossimilhança. O final da análise estatística atesta que, para a situação simulada, o método tem eficiência superior a 99%, ou seja, a chance do método de energia de deformação indicar um dano onde não existe é inferior a 1%.
Abstract: Damage identification in structures is a subject that has great attention in aerospace en- gineering, because of non-detection or late detection of a damage can cause a catastrophic failure with human losses and financial losses. False detection of damage may also entail serious financial consequences. This work aims to quantify the uncertainty of the damage identification method known as the "Strain Energy Method". The Monte Carlo method is employed for the construction of a stochastic model of a sandwich panel with honeycomb core with simulated damage. The method of strain energy produces a damage indicator capable of locating the damaged area of the panel. A statistical analysis of this damage indicator is done using curve fittings with the maximum likelihood method. The end of the statistical analysis shows that for the simulated situation, the method has an efficiency greater than 99 %, ie the chance of the strain energy method indicates a damage where it does not exist is less than 1 %.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2019
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.