Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26928
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PatriciaVieiraMurada_tcc.pdf713,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os contornos da responsabilidade civil das plataformas de marketplace
Autor(es): Murada, Patrícia Vieira
Orientador(es): Barros, João Pedro Leite
Assunto: Comércio eletrônico
Jurisprudência
Danos (Direito)
Consumidores - comportamento de compra
Prestação de serviços
Direito à reparação
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 5-Mar-2021
Referência: MURADA, Patrícia Vieira. Os contornos da responsabilidade civil das plataformas de marketplace. 2020. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca analisar a responsabilidade civil das plataformas de marketplace nas relações consumeristas em danos causados ao consumidor em casos de falha na prestação de serviço, tanto da própria intermediadora, quanto do fornecedor direto. No primeiro capítulo, são traçadas considerações a respeito do comércio eletrônico, legislação aplicável, assim como questões acerca dos contratos eletrônicos. A mais disso, o segundo capítulo trata da relação de consumo, bem como expõe questões acerca da responsabilidade civil e suas espécies e, no campo do direito do consumidor, da responsabilidade civil pelo fato e vício do produto e do serviço. Por fim, o terceiro capítulo adentra nos contornos da responsabilidade civil dos marketplaces, face à ausência de regulamentação específica, a partir da teoria do risco do empreendimento, da solidariedade passiva da cadeia de fornecimento e da confiança depositada pelos consumidores nos sites de intermediação. Ademais, é realizada uma análise crítica da jurisprudência dos tribunais brasileiros quanto ao tema. Como resultado, entende-se pela responsabilização das plataformas, a qual vem sendo assentada pelos tribunais, tendendo a isentá-las nos casos em que houver demonstrada a diligência na tentativa de solucionar os prejuízos gerados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.