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dc.contributor.advisorValente, Sergio Ruy David Polimeno-
dc.contributor.authorRodrigues, Edinailton Silva-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Edinailton Silva. Regulação responsiva no âmbito do processo de concessão da BR-153-080-414/GO/TO/2020. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é identificar práticas de Regulação Responsiva na atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação ao processo de concessão da rodovia BR-153/414/080/TO/GO. Nesse sentido, o paradigma adotado na presente monografia é a Teoria da Regulação Responsiva (TRR) proposta por Ayres e Braithwaite (1992) segundo a qual a efetividade da regulação depende não apenas de sanções, mas também de regras que induzam o comportamento dos agentes regulados. Nota-se que o fundamento da TRR é o de que o regulador deve ser responsivo à conduta dos agentes regulados a fim de responder adequadamente ao comportamento desses agentes. Desse modo, a regulação responsiva adota uma postura regulatória flexível e dinâmica para promover a melhoria contínua do comportamento dos regulados. Por fim, conclui-se que a Minuta do Edital e do Contrato de Concessão da BR-153/414/080/TO/GO contém melhorias e inovações em relação aos contratos de concessão anteriores que podem ser consideradas técnicas incipientes de Regulação Responsiva e, portanto, serem relevantes para a confecção de futuros contratos de concessão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRegulação responsivapt_BR
dc.subject.keywordAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)pt_BR
dc.subject.keywordContratos de concessãopt_BR
dc.subject.keywordRodovias - manutenção e reparospt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.subject.keywordRodovias - infraestruturapt_BR
dc.titleRegulação responsiva no âmbito do processo de concessão da BR-153-080-414/GO/TO/2020pt_BR
dc.title.alternativeResponsive regulation in connection with BR-153-080-414/GO/TO/2020 concession processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-01T12:24:17Z-
dc.date.available2021-03-01T12:24:17Z-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26869-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of the present work is to identify Responsive Regulation practices in the performance of the National Land Transport Agency (ANTT) in relation to the concession process for the BR-153/414/080/TO/GO highway. In this sense, the paradigm adopted in the present monograph is the Responsive Regulation Theory (TRR) proposed by Ayres and Braithwaite (1992) according to which the effectiveness of regulation depends not only on sanctions, but also on rules that induce the behavior of regulated agents . It should be noted that the TRR's foundation is that the regulator must be responsive to the conduct of regulated agents in order to respond adequately to the behavior of these agents. In this way, responsive regulation adopts a flexible and dynamic regulatory stance to promote the continuous improvement of regulated behavior. Finally, it is concluded that the Draft Concession Contract of BR-153/414/080/TO/GO contains improvements and innovations in relation to previous concession contracts that can be considered incipient techniques of Responsive Regulation and, therefore, are relevant for the preparation of future concession contractspt_BR
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