Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PaulaMachadoRibeiro_tcc.pdf301,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei de Alienação Parental : uma análise das propostas de alteração legislativa em tramitação no Congresso Nacional
Outros títulos: Parental Alienation Law : an analysis of the proposals for legislative change in course at National Congress
Autor(es): Ribeiro, Paula Machado
Orientador(es): Junquilho, Tainá Aguiar
Assunto: Alienação parental
Pais e filhos (Direito)
Abuso sexual
Pais abusivos
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 1-Fev-2021
Referência: RIBEIRO, Paula Machado. Lei de Alienação Parental: uma análise das propostas de alteração legislativa em tramitação no Congresso Nacional. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Lei de Alienação Parental (Lei n. 12.318/2010) foi criada com o objetivo de impedir que crianças e adolescentes fossem afastados de seus familiares. Contudo, a maneira como a norma tem sido aplicada tem favorecido pais abusadores, de modo que os pedidos por mudanças legislativas e, até mesmo, pela revogação da lei são cada vez mais frequentes. Desse modo, um estudo aprofundado sobre os projetos de lei a respeito que tramitam no Congresso Nacional é de grande relevância, principalmente porque a mera revogação da lei não soluciona o problema. Por isso, o presente trabalho objetiva estudar, à luz da doutrina brasileira sobre o tema, por meio de uma pesquisa majoritariamente bibliográfica, a alienação parental no Brasil e os projetos PLS 498/2018, PL 6.371/2019, PL 10.712/2018 e PLS 5.030/2019.
Abstract: Parental Alienation’s Law (Law n. 12.318/2010) was created to avoid parental alienation, to preserve relationships between kids and teenagers and their relatives. However, that law is being used as a facilitatory to child abuse. Because of that, this paper purposes to study parental alienation in Brazil and the proposals for legislative change there are in National Congress.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.