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Título: Identidades apagadas, existências invisíveis : o uso da oficina pedagógica no ensino de história de mulheres bissexuais e lésbicas em sala de aula
Autor(es): Guimarães, Bianca de Sousa
Assunto: Mulheres - comportamento sexual
Mulheres - sexualidade
Minorias sexuais - discriminação
LGBTQIAP+
Educação - estudo e ensino
Educação inclusiva
História - estudo e ensino
Pedagogia - prática
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 21-Jan-2021
Referência: GUIMARÃES, Bianca de Sousa. Identidades apagadas, existências invisíveis: o uso da oficina pedagógica no ensino de história de mulheres bissexuais e lésbicas em sala de aula. 2019. 57 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo analisa a experiência do uso de uma oficina pedagógica no ensino de história das mulheres bissexuais e lésbicas no combate a LGBTfobia na escola. O artigo trata dos resultados obtidos na vivência experienciada na aplicação da atividade para estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Buscou-se resgatar o protagonismo e atuação histórica de personagens femininas que não se enquadraram na norma heterossexual ao longo da história ou que tiveram recaído sobre si o estigma das sexualidades ditas desviantes, com o objetivo de atuar no combate à misoginia e à LGBTfobia, entendendo o ensino de história como importante instrumento para a desnaturalização de estigmas e violências construídas historicamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019
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