Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/2633
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MichelMadureiraLouresdeSouza.pdf4,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilidade ambiental : aplicação do método SICOGEA em um condomínio residencial para avaliação da sustentabilidade ambiental
Autor(es): Souza, Michel Madureira Loures de
Orientador(es): Létti, Mariana Marlière
Assunto: Auditoria ambiental
Gestão ambiental
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 27-Jan-2012
Referência: SOUZA, Michel Madureira Loures de. Contabilidade ambiental: aplicação do método SICOGEA em um condomínio residencial para avaliação da sustentabilidade ambiental. 2011. 70 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho em tela visou avaliar a sustentabilidade ambiental de um condomínio residencial por meio da sua Contabilidade. A análise foi realizada utilizando o método de avaliação SICOGEA – Sistema Contábil Gerencial Ambiental. A estratégia utilizada foi a de estudo de caso, com pesquisa exploratório-descritiva, envolvendo entrevista semi-estruturada com a síndica, funcionários, moradores. Para a análise da sustentabilidade foi avaliado cinco critérios – Fornecedores, Projetos Ambientais, Indicadores Contábeis, Indicadores Gerenciais e Prestação de Serviço. Após as análises verificou-se um baixo grau de sustentabilidade no condomínio em todos os critérios avaliados. Em seguida, os critérios foram hierarquizados - do menos sustentável para o mais sustentável, a fim de definir prioridades de ação. Posteriormente, com base nos dados obtidos foi proposto um Programa Simplificado de Gestão Ambiental, utilizando o método 5W2H (What? Why? When? Where? Who? How? e How much?), a fim de modificar a atual situação do condomínio. Por fim, o estudo evidenciou a necessidade de implementação de variáveis ambientais na gestão de condomínios.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons