Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JacquelineDomienseAlmeidadeSouza.pdf902,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação do assistente social nas forças armadas : novas habilidades, competências e atribuições?
Autor(es): Souza, Jacqueline Domiense Almeida de
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Assistentes sociais
Serviço social - orientação profissional
Brasil. Forças armadas
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 25-Jan-2012
Referência: SOUZA, Jacqueline Domiense Almeida de. Atuação do assistente social nas forças armadas: novas habilidades, competências e atribuições? 2011. 110 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O Serviço Social é uma profissão que dentro da divisão social e técnica do trabalho, atua no processo de reprodução das relações sociais de produção, de modo que, desenvolve, pela sua prática, uma intervenção direta na realidade, a partir da inserção nos mais variados espaços sócio-ocupacionais. Tendo como finalidade ampliar o conhecimento das particularidades da profissão, o presente trabalho analisa a prática profissional do assistente social, no que concerne ao desenvolvimento de habilidades, competências e atribuições na atualidade, no Comando do 7° Distrito Naval, organização militar que auxilia no cumprimento de tarefas de responsabilidade da Marinha do Brasil, suscitando o estudo sobre essa área de atuação profissional. A escassez da produção científica é constatada, o que revela um desconhecimento desse espaço de trabalho pelo conjunto da profissão. Essa investigação acrescenta novas reflexões aos profissionais que atuam na área, somando-se aos esforços, para a elaboração de pesquisas, bem como, a sua devida publicização. É verdade que Marinha do Brasil enquanto componente das Forças Armadas possui sua base institucional calcada na hierarquia e disciplina, o que levanta uma impossibilidade na concretização de projeto ético-politico profissional, devido à oposição das normas e princípios éticos da profissão, as contradições não são negadas, porém compreende-se que o caráter militar não deve ser o elemento limitador para o estabelecimento do debate profissional e acredita-se no assistente social enquanto o agente que estabelece a finalidade da sua prática profissional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons