Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmiraMaytheRuiz_tcc.pdf896,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tradução e tecnologia : um estudo da tradução do aplicativo Chups, com enfoque no autista
Autor(es): Guayabeiros Vásquez, Amira Maythé Ruiz y
Orientador(es): Alvarez, Alba Elena Escalante
Assunto: Autismo
Aplicativos
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 9-Nov-2020
Referência: GUAYABEIROS VÁSQUEZ, Amira Maythé Ruiz y. Tradução e tecnologia: um estudo da tradução do aplicativo Chups, com enfoque no autista. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras - Tradução - Espanhol)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Considerando as possibilidades abertas aos avanços tecnológicos e sua articulação aos Estudos da Tradução, este trabalho ressalta o vínculo entre esses campos nos desafios da inclusão, notadamente no caso do espectro autista. Nesse sentido, objetiva-se aqui apresentar reflexões sobre a tradução para o espanhol do aplicativo Chups, desenhado como ferramenta de apoio a pessoas com espectro autista. Para tanto, procede-se a analisar as diferentes formas de aprendizado, alternativas de comunicação utilizadas pelos autistas, e a comentar outros aplicativos relacionados ao tema, a fim de estabelecer critérios para a realização e crítica da tradução. Desse modo, observou-se a necessidade de desenvolvimento teórico, fontes, recursos e pesquisas que estão relacionados ao tema, o que permite concluir que futuros estudos complementariam e serviriam para revisar a proposta aqui apresentada.
Resumén: Al considerar las posibilidades que implican los avances tecnológicos y su articulación con los Estudios de la Traducción, este trabajo destaca el vínculo entre estos campos en los desafíos de la inclusión, especialmente en el caso del espectro autista. En este sentido, tenemos aquí como objetivo esbozar reflexiones sobre la traducción al español de la aplicación Chups, diseñado como herramienta de apoyo a personas con espectro autista. Para ello, se analizaron las diferentes formas de aprendizaje y las alternativas de comunicación utilizadas por los autistas, y se describieron otras aplicaciones relacionadas con el tema, a fin de establecer criterios para la realización y crítica de la traducción. Fueron necesarios un desarrollo teórico y la consulta en diversas fuentes y recursos relacionados con el tema, lo que nos permitió vislumbrar la necesidad de futuros estudios que complementarían y servirían para revisar la propuesta que aquí se presenta
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Tradução - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.